22/08/2023
Cotidiano Esportes Guarapuava

Judoca guarapuavana conquista vaga no Campeonato Brasileiro

Ísis se prepara o desafio na capital. Além das vitórias no esporte, a judoca venceu a morte ainda bebê, mostrando que o propósito dela é maior

WhatsApp Image 2022-08-31 at 13.20.01

A judoca guarapuavana conquistou medalha de ouro no circuito paranaense em Ponta Grossa (Foto: Arquivo Pessoal)

Estar no pódio do Campeonato Brasileiro de Judô é agora o maior sonho da judoca Ísis Gabriely Ferreira de 12 anos. A pequena guarapuavana coleciona 16 medalhas, mas tem uma que está na ‘mira’ da atleta, o ouro do desafio em Curitiba. Assim, ela treina três horas por dia para alcançar o objetivo em outubro deste ano.

Me sinto realizada de praticar judô e estou muito feliz de representar o município! Mas meu sonho é representar o Brasil! Meus treinos são puxados, busco preparar não só o meu físico, mas o psicológico também. O judô fortalece o corpo e a mente de forma integrada, é sobre humildade e respeito. E eu amo muito o que faço!

A esportista começou no esporte aos oito anos, mas se engana quem pensa que essa é a única atividade que ela praticou. Ísis já fez ginástica rítmica, balé e dança. “Mas eu sempre via as crianças da minha escola e minhas amigas praticando judô e comecei a gostar. Pedi para minha mãe para me colocar e gostei bastante. Hoje pretendo seguir carreira no esporte, conciliando com os estudos e quem sabe no futuro eu não abro uma academia?”

(Foto: Arquivo pessoal)

Pensando alto desse jeito, a esportista mostra que já está a frente da idade. Inclusive, ela não compete apenas contra meninas da mesma faixa etária. De acordo com a mãe Rubia Mara Aparecida Ribeiro, em algumas disputas, as oponentes nos tatames eram mais velhas do que Ísis.

Ela já venceu de meninas de até 14 anos! Tenho um orgulho enorme. É um sentimento que não tem explicação, é mágico. Me sinto muito feliz, pois ela está fazendo o que gosta e está se esforçando muito, pois a vida de atleta não é fácil. E também está envolvendo a minha família inteira, incentivando ela. Cada luta pra nós é uma vitória!

(Foto: Arquivo Pessoal)

A mãe ainda conta que o início da carreira de Ísis no esporte foi motivada por um problema de saúde. “Sempre incentivei, porque como ela teve que tirar um rim quando era bebê, ela tinha que praticar esporte. Mas até antes dela entrar para o judô, coloquei ela no balé, mas era uma briga pra ela ir, pois não gostava. Até que um dia ela veio me falar que queria fazer judô e eu apoiei”.

Dessa forma, a atleta deu os primeiros passos no esporte, garantindo o lugar em diversas competições. Além do Brasileiro, Ísis vai disputar na Copa Paraná de Judô também na capital em setembro. Apesar de todas essas vitórias, a mãe acredita que a maior delas, é a vida da Ísis.

Ela já é uma guerreira desde bebê! Descobri o probleminha dela no oitavo mês de gestação, uma má formação do rim direito. Quando ela nasceu foi o ‘corre-corre’, direto na estrada para Londrina. Minha filha usou sonda por uns dois meses, para ver se salvava o rim, isso com um mês de vida. Só que não tivemos o resultado esperado, ela corria risco de vida. 

Por isso, ainda com três meses de vida, Ísis precisou retirar o rim direito e um pedaço do ureter. “Não foi nada fácil! Se pudesse, eu teria trocado de lugar com ela naquele momento. Mas graças a Deus, foi feito muitas correntes de orações e fui atendida. Agora tenho o milagre comigo! Hoje vejo ela assim, correndo atrás dos sonhos dela, então isso não tem preço!”

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.