O mês de julho ficou marcado por uma queda significativa dos novos casos de covid-19 em Guarapuava. Em maio, o pior mês da pandemia no município, 5.458 pessoas positivaram para a doença. Em junho, houve queda, mas ainda assim 3.919 pessoas tiveram resultado positivo. Já em julho, houve 912 novos casos.
Com as confirmações durante o mês de julho, a média de novos casos diários ficou em 29,41. Além disso, houve 38 mortes. Para se ter uma ideia, no pior mês (maio) da pandemia este ano, ocorreram 145 mortes. Assim, em julho, a média de mortes ficou em 1,22 por dia. Um dos principais fatores atribuídos à queda dos números de casos e mortes é o avanço da vacinação.
De acordo com a Saúde Municipal, no último fim de semana, Guarapuava atingiu 100 mil moradores com pelo menos uma dose de vacina.
BANDEIRA AMARELA
A Secretaria de Saúde de Guarapuava informou no dia 3 de julho que o município teria avançado para a bandeira amarela. Após seis dias, a pontuação caiu de sete para dois. Entretanto, nos últimos dias, mesmo com a baixa nas confirmações de novos casos e mortes, o município regrediu na pontuação dentro da bandeira, e atualmente tem seis pontos.
Conforme a Secretaria de Comunicação de Guarapuava, “o aumento na pontuação na bandeira ocorre em decorrência da variação do número de mortes comparando as semanas epidemiológicas”.
Leia outras notícias no Portal RSN.