22/08/2023
Região Segurança

Junho Violeta promove ações em prol do respeito pela população idosa

A violência contra idosos é uma grave violação de direitos, o que mostra o retrocesso do desenvolvimento social no reconhecimento dos direitos humanos

foto (11)

(Arte: Divulgação)

A campanha Junho Violeta, lançada nessa segunda (01) pela Prefeitura de Irati na live sobre o atendimento intersetorial e orientações à população idosa, tem a finalidade de criar uma sensibilização social e política sobre a existência da violência contra a pessoa idosa. Assim, disseminando a ideia de que ela não deve ser aceita em nenhuma situação.

Os maus-tratos contra o idoso representam uma grave violação de direitos, demonstrando o retrocesso da evolução social quanto às afirmações dos direitos humanos. Por isso, a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação Social, estará disseminando materiais preventivos em forma de denúncia.

O dia 15 de junho marca o “Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência Contra à Pessoa Idosa. De acordo com a secretária municipal de assistência social, Sybil Dietrich, a violência contra a pessoa idosa é um problema que se agrava e se estende, gradativamente, nos dias atuais.

Existem várias formas de violências praticadas contra a população idosa, destacando-se principalmente as violências psicológicas, físicas e sexuais, bem como o abandono e a negligência.

Denúncias sobre violência contra a pessoa idosa podem ser feitas pelo telefone 100.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.