Junho Violeta promove ações em prol do respeito pela população idosa

A violência contra idosos é uma grave violação de direitos, o que mostra o retrocesso do desenvolvimento social no reconhecimento dos direitos humanos

(Arte: Divulgação)

A campanha Junho Violeta, lançada nessa segunda (01) pela Prefeitura de Irati na live sobre o atendimento intersetorial e orientações à população idosa, tem a finalidade de criar uma sensibilização social e política sobre a existência da violência contra a pessoa idosa. Assim, disseminando a ideia de que ela não deve ser aceita em nenhuma situação.

Os maus-tratos contra o idoso representam uma grave violação de direitos, demonstrando o retrocesso da evolução social quanto às afirmações dos direitos humanos. Por isso, a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação Social, estará disseminando materiais preventivos em forma de denúncia.

O dia 15 de junho marca o “Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência Contra à Pessoa Idosa. De acordo com a secretária municipal de assistência social, Sybil Dietrich, a violência contra a pessoa idosa é um problema que se agrava e se estende, gradativamente, nos dias atuais.

Existem várias formas de violências praticadas contra a população idosa, destacando-se principalmente as violências psicológicas, físicas e sexuais, bem como o abandono e a negligência.

Denúncias sobre violência contra a pessoa idosa podem ser feitas pelo telefone 100.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

ELE MERECE!

Cãozinho resgatado pela PRF procura novo lar

HABITAÇÃO

Cohapar possui 352 obras em execução na Região de Guarapuava

LESÃO CORPORAL

Adolescente de 17 anos fica gravemente ferido depois de agressão em LS

Comentários