22/08/2023
Em Alta Política Região

Justiça condena ex-prefeito de Nova Laranjeiras por desvio de 81 mil litros de diesel

Eugênio Milton Bittencourt e o ex-secretário municipal de Agricultura, Rodison José Savoldi, são réus na condenação

Eugênio Milton Bittencourt (Foto: Câmara de Vereadores de Nova Laranjeiras)

A Justiça acolheu ação civil pública do Ministério Público do Paraná (MPPR) e condenou o ex-prefeito de Nova Laranjeiras, Eugênio Milton Bittencourt, e o ex-secretário municipal de Agricultura, Rodison José Savoldi. Ambos por envolvimento em um esquema de desvio de combustível que provocou prejuízo significativo aos cofres do município.

De acordo com a sentença, assinada nesta quinta (19) pelo juiz Gustavo Ramos Gonçalves, 81.482 litros de óleo diesel teriam sido desviados entre 2011 e 2012. Conforme a decisão, além do desfalque, a administração municipal mantinha registros oficiais fraudulentos, com anotações consideradas inverossímeis. Inclui lançamentos que indicariam abastecimento de motocicletas com milhares de litros de diesel.

As irregularidades vieram à tona após uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada pela Câmara de Vereadores para apurar a distribuição de combustível a associações de produtores rurais. No curso das apurações, o MPPR identificou que os repasses eram feitos sem autorização legislativa e sem convênios formais.

O cruzamento de informações reforçou a suspeita de fraude. De acordo com o MP, enquanto as associações confirmaram recebimento de cerca de 23 mil litros, o sistema de controle municipal registrava a saída de 104.482 litros. Ou seja, indicando um desvio de 81.482 litros. O volume foi estimado em R$ 474.899,63, com base na cotação de outubro de 2017, conforme os autos.

A decisão também destaca a dimensão do suposto esquema ao citar exemplos de consumo classificados como “absurdos”, como o lançamento de 4.822 litros para um único caminhão. Outros 10.488 litros atribuídos a um consórcio sem veículos e anotações de abastecimento incompatíveis com a frota.

Ao fundamentar a condenação do ex-prefeito, o magistrado afastou a tese de falha administrativa e apontou “dolo específico” e “cegueira deliberada” na condução dos atos. Bittencourt foi condenado ao ressarcimento integral do dano, suspensão dos direitos políticos por seis anos, multa civil no valor equivalente ao prejuízo e proibição de contratar com o poder público.

No caso do ex-secretário Rodison José Savoldi, a sentença reconheceu a prescrição das sanções de natureza política, mas determinou que ele também responda pelo ressarcimento solidário ao erário.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.