22/08/2023
Geral

Justiça do Trabalho terá sede própria em Palmas

A pedra fundamental do futuro prédio próprio da Vara da Justiça do Trabalho em Palmas, no sul do Paraná, será lançada pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, Rosemarie Diedrichs Pimpão, às 11 horas da manhã de segunda-feira, 14 de outubro. Junto com a pedra fundamental será colocada uma cápsula do tempo, a ser aberta daqui a uma década.

A abertura dos envelopes das empresas inscritas na tomada de preços para a obra acontece já no próximo dia 21 de outubro. O investimento na nova vara será de R$ 1,237 milhão, para erguer uma edificação de 507 metros quadrados, em 12 meses, a partir da assinatura do contrato.

Atualmente a Vara da Justiça do Trabalho de Palmas funciona em espaço cedido pelo Banco do Brasil. O novo endereço será em terreno de 2148,82 m2, doado pela prefeitura (Lei Municipal nº 1871 de 05/08/2009), na Rua Capitão Paulo de Araújo, em uma área integrada a outros órgãos da administração pública.
Após a conclusão da obra, a centenária cidade de Palmas terá a Justiça do Trabalho instalada em espaço adequadamente planejado e integrado tecnologicamente às demais unidades judiciárias do Paraná; um lugar com melhor estrutura de atendimento a trabalhadores, empresários, advogados, testemunhas e peritos, e, igualmente, com melhores condições de trabalho para juízes e servidores.

Além de Palmas, a presidente Rosemarie Diedrichs Pimpão fará lançamento de pedra fundamental de novas varas do trabalho, nesta semana, em Foz do Iguaçu (15), Porecatu (17) e Bandeirantes (17).

Nos últimos 12 meses, na busca por uma prestação de serviços melhor e mais ágil, a Justiça do Trabalho do Paraná instalou oito novas varas: Apucarana (2ª Vara do Trabalho), Colombo (2ª Vara do Trabalho), Cornélio Procópio (2ª Vara do Trabalho), Cascavel (4ª Vara do Trabalho) e São José dos Pinhais (4ª e 5ª Varas do Trabalho), Londrina (8ª Vara do Trabalho) e Pato Branco (2ª Vara do Trabalho).

PALMAS

O município de Palmas fica a 368,58 km da capital do estado. Pelo censo de 2010 do IBGE, tem 42.888 habitantes, com uma população economicamente ativa de 19.666. O índice de desenvolvimento humano (IDH) é de 0,660 e o PIB per capita, R$10.606. Entre as atividades econômicas da região, destacam-se a produção de soja, batata-inglesa e maçã, a criação de bovinos, equinos, aves, ovinos e suínos, além da indústria, comércio e serviços.

 

Serviço:
Lançamento da pedra fundamental da nova Vara da Justiça do Trabalho em Palmas.
Dia 14/10, segunda-feira, às 11 horas
Rua Capitão Paulo de Araújo, s/n

Com assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.