Kundun faz Festa da Virada no terreiro da casa de dona Jaíra

Guarapuava – O Kundun Balê e o Núcleo de Mulheres do quilombo Paiol de Telha estão organizando a Festa da Virada, na noite do dia 31 de dezembro, no terreiro de dona Jaíra Aluany Marques.
Nesse mesmo local a festa do dia 31 de dezemrbo foi feitapara suadar a chegada de 2009. Tudo transmitido ao vivo pela Tevê Educativa do Paraná.
“Será uma festa regada à partilha de alimentos, muito axé, muita energia”, disse Nayan Vanessa Marques, bailarina do Kundun e uma das filhas de Jaíra.
A comemoração será realziada com a parceria de famílias quilombolas. “Cada família faz o seu alimento e leva para a festa. Depois vamos tocar e dançar muito saudando o Orixá que vai reger o ano de 2010”, disse a bailarina.
Para isso, a Yalorixá Jaciara de Oxum, que mora em Salvador e que já foi bailarina e percussionista do Utamaduni, grupo de música e dança afro também coordenado por Orlando Silva, irá jogar búzios e comunicar os integrantes do Kundun sobre o protetor de 2010.
Na tarde de hoje, quarta-feira (30), o Kundun faz oferendas numa das cachoeiras existentes no Paiol de Telha. “Vamos agradecer as conquistas que tivemos em 2009 e pedir proteção e muita energia para continuar o nosso trabalho no ano que vai começar. Temos muitos desafios pela frente”, disse Nayan.
As atividades fazem parte do subprograma Diálogos Culturais (Universidade sem Fronteiras), proposto pela Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI), desenvolvido pelo Kundun, em parceria com a Fundação Rureco.

Relacionadas

ÚLTIMOS DIAS

Prorrogada inscrição de militares no programa de Colégios Cívico-Militares

RELIGIÃO

Antiga sede da catedral passa a ser santuário no dia da Padroeira

FISCALIZAÇÃO

Força-Tarefa reforça combate à pesca predatória e desmatamento no PR

Comentários