Da redação – A Companhia de M´suica e Dança Afro Kundun Balê – Quilombo Paiol de Telha inicia neste domingo (11) a releitura do espetáculo "Acorda Raça", cujo projeto foi vencedor do I Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras. O Prêmio é realizado pelo CADON ( Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves), em conjunto com a Fundação Cultural Palmares – FCP e patrocínio da Petrobras.
A proposta do Kundun é a remontagem do Acorda da Raça, espetáculo que foi sucesso em 2008 e que agora será mostrado em seis quilombos paranaenses e em quatro teatros, precedido de workshops.
O prêmio será recebido pelo coordenador do projeto, o educador e percussionista Orlando Silva, no dia 26 de abril, em Brasília, das mãos do Presidente Lula.
A escolha do Acorda Raça foi motivada pela proposta do show. Se trata da contribuição do negro na formação do Brasil em seus mais variados aspectos.
"Mesmo escravizado o negro contribuiu para o desenvolvimento sócio-econômico e cultural do país. E é isso que vamos mostrar aos quilombolas e aos negros em geral, visando a promoção da auto-estima, do conhecimento e, principalmente, que somos capazes de realizar", explica Orlando Silva.
Na tarde deste domingo o Kundun se reúne no barracão cultural na comunidade quilombola Paiol de Telha, na Colônia Socorro, no distrito de Entre Rios para o início da remontagem do show.