22/08/2023



Cotidiano

Kundun recupera tradição quilombola

Da redação –  A Companhia de Música e Dança Afro Kundun Balê se reúne neste sábado (5) para preparar o II Arraiá do Kundun. O evento que será realizado no próximo sábado (12), a partir das 20 horas, no terreiro da Dona Jaíra Marques no quilombo Paiol de Telha, recupera uma antiga tradição que estava interrompida há mais de duas décadas, desde que as famílias quilombolas foram retiradas das terras da Invernada Paiol Telha ou Fundão, hoje no município de Reserva do Iguaçu.

Para retomar a tradição dos seus antepassados integrantes do Kundun que estão inseridos no projeto Herança Cultural (sub-progama Diálogos Culturais da Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, com proposição da Fundação Rureco e apoio do Instituto Afrobrasileiro Belmiro de Miranda e Rede Sul de Notícias) fizeram uma pesquisa junto à comunidade para registrar também a oralidade popular.

"Era costume dos nossos pais, avós, bisavós celebrar o santo com o nome do qual foi batizado. As famílias se reuniam numa das casas, abatiam animais, faziam uma enorme fogueira, guloseimas típicas, erguiam um mastro com o figura do santo homenageado, faziam novenas. Havia dança da quadrilha e baile", resume a bailarina e percussionista do Kundun, Eliete Afixirê de Oliveira.

"A nossa festa deu certo, pois já estamos no segundo ano e a comunidade aderiu, tanto é que neste ano a festa vai ser no terreiro da Dona Jaíra e estamos tudo o que os nossos antepassados faziam", diz.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo