A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Laranjeiras do Sul está desenvolvendo um programa para recuperar e preservar um dos bens mais preciosos da humanidade: a água potável. Uma das primeiras ações do programa chama-se: “Água é vida, preservá-la é preciso”, que começou a ser desenhado pelo município em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
O lançamento do programa será feito no dia 05 de abril, no auditório da FAI (Faculdades Alto Iguaçu), em alusão ao Dia Mundial da Água comemorado no próximo dia 22. Durante o lançamento também será apresentada uma palestra sobre o tema: Produção de água potável e tratamento de dejetos humanos e animais, ministrada pelo diretor do Campus da UFFS, Paulo Henrique Maier.
De acordo com Maier, as ações se dividem em duas frentes: proteção de nascentes e reflorestamento de margens de rios. Além disso, outra finalidade desse programa será encontrar soluções de tratamento para os dejetos sanitários na cidade e no interior, bem como os dejetos da bacia leiteira que causa um sério problema de impacto ambiental no interior.
A iniciativa tem a melhorar a qualidade de vida de toda população. “Precisamos de um projeto que trabalhe a questão da proteção de fontes, reservas legais, reflorestamento com a distribuição de mudas. Vamos trabalhar com a formação e conscientização dos agricultores. A idéia é um programa de tratamento de dejetos de maneira adequada. São ações simples, baratas e eficientes que ajudarão na preservação do meio ambiente, da água e consequentemente, gerando saúde e bem estar a toda comunidade”.