22/08/2023


Cotidiano Educação Guarapuava

Larissa se torna 1ª aluna indígena selecionada no ‘Ganhando o Mundo’

Larissa é da terra indígena Tekoha Añatete e está entre os selecionados para ir à Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia ou Reino Unido

Larissa se torna 1ª aluna indígena selecionada no 'Ganhando o Mundo' (Foto: Ari Dias)

A aluna Larissa Takua Poty Ju Lopes, de 15 anos, será a primeira aluna indígena a participar do Ganhando o Mundo, programa de intercâmbio do Governo do Estado. A estudante da terra indígena Tekoha Añatete, de Diamante do Oeste está entre os alunos selecionados para passar um semestre letivo de 2025 em um país estrangeiro.

O Ganhando o Mundo tem como objetivo levar os estudantes paranaenses a outros países para estudar outras línguas. Assim, eles podem conhecer novas culturas, compartilhando com os colegas de escola a experiência no exterior. A edição do programa do ano que vem será a maior até agora, com 1,2 mil selecionados que vão viajar para Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido.

Mesmo sem saber para onde vai, já que o país de destino de cada aluno ainda será definido em uma etapa posterior do programa, a jovem já sabe que será a maior viagem da vida dela.

Eu nunca viajei e nem nunca vi de perto um avião. Eu já fui para o Paraguai, já que moro na fronteira, e hoje vim para Curitiba. O intercâmbio vai ser uma experiência muito diferente, com muitas coisas novas, como conhecer um outro país muito diferente, uma nova língua e novas culturas.

REPRESENTATIVIDADE

Na bagagem, Larissa vai levar a cultura do povo guarani, representando os 140 colegas da Escola Indígena Kuaa Mbo’E. E as quase 500 pessoas que vivem na comunidade Tekoha Añetete. O Paraná tem cerca de 1 milhão de alunos na rede estadual de ensino. Deste total, cerca de 7 mil são indígenas. Além disso, no caso do colégio Kuaa Mbo’E, todos os alunos são da comunidade indígena. Muitos deles chegam à escola só sabendo falar guarani e aprendem a língua portuguesa lá.

Em Diamante do Oeste, a população indígena representa cerca de 10% do município. Conforme o governador Carlos Massa Ratinho Junior, Larissa vai representar a comunidade guarani e o Paraná pelo mundo a fora.

Este é o maior programa de intercâmbio do Brasil e estamos muito felizes que a Larissa será nossa primeira aluna indígena do Ganhando o Mundo. Ela vai representar toda a cultura guarani, que é uma comunidade muito importante do Paraná, em outro país.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo