22/08/2023



Política

Leon Grupenmacher é o novo secretário de Segurança do Paraná

imagem-68157

O médico Leon Grupenmacher é o novo secretário de Segurança Pública do Paraná. Ele deixa o cargo de diretor-geral da Polícia Científica, que engloba o Instituto de Criminalística (ICP) e o Instituto Médico-Legal (IML), para ocupar a vaga que foi deixada em aberto desde a saída do ex-secretário Cid Vasques, há 20 dias.

Grupenmacher estava no cargo desde abril de 2013, quando havia sido nomeado justamente por Vasques para modernizar os procedimentos de perícia da Polícia Civil. Ele é o terceiro comandante da pasta durante o mandato do governador Beto Richa (PSDB), sendo que antes de Vasques a pasta já havia sido tocada pelo delegado Reinaldo de Almeida César. A posse deve acontece nesta terça feira (11).

A troca de comando na Segurança Pública foi conturbada, desde a saída de Vasques. O promotor do Ministério Público (MP) alegou atritos com seu órgão de origem, que chegou a acionar a Justiça com objetivo de cancelar a licença dele para comandar a Sesp. No cerne da questão estava o rodízio de policiais cedidos ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que a Sesp tentou implantar. A medida foi suspensa pelo governador, após uma série de polêmicas.

Após a saída de Vasques, Richa tentou nomear o diretor de inteligência da Polícia Federal, José Alberto Iegas. Segundo Richa, porém, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, não liberou o delegado para assumir a pasta estadual. O governador chegou a ir até Brasília pedir a liberação de Iegas, que, por ser servidor federal, precisaria ser cedido – sem sucesso.

No período de 20 dias em que o cargo ficou vago, o chefe de gabinete da Sesp, Walter Gonçalves, atuou interinamente como secretário. Já na Polícia Científica, o diretor-geral, Luvercy Rodrigues Filho assume agora a vaga deixada por Grupenmacher.

O novo secretário é médico legista concursado do Estado desde 1997. Formou-se na Universidade Federal do Paraná (UFPR), fez residência médica no Instituto Hilton Rocha, e possui mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), onde leciona.

Outra mudança no secretariado ocorre na pasta da Fazenda. No cargo desde outubro de 2013, Jozélia Nogueira pediu exoneração alegando motivos de saúde. Ela deve ser substituída por Luiz Eduardo Sebastiani, que já havia sido secretário de Administração do governo Richa, além de chefe da Casa Civil. Atualmente, ele ocupava a função de diretor financeiro na Companhia Paranaense de Energia (Copel). A troca oficial está marcada para sexta-feira (14).

 

Fonte: G1

 

 

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo