Leonardo recebe título de ‘Cidadão Honorário’ de Guarapuava

Diretor Geral da Faculdade Guarapuava mantém foco no desenvolvimento regional

(Foto: Ascom/Faculdade Guarapuava)

Leonardo Becher de Mattos Leão foi um dos 12 cidadãos homenageados na Câmara Municipal de Vereadores no último dia 11, com o título de Cidadão Honorário. A homenagem é concedida a pessoas que tenham se destacado em defesa dos interesses da população local e mereçam essa honraria mesmo que não tenham nascidos ou não morem na cidade. Para o empresário, foi um momento marcante em sua vida.

É uma satisfação indescritível receber o reconhecimento da sociedade como pessoa que contribui para o desenvolvimento do nosso povo. Poucos prazeres fazem tão bem a nossa alma como o de ser reconhecido por algo que se faz com dedicação e carinho. A homenagem é um estímulo para buscar novas conquistas e reafirma que as decisões tomadas até o momento estão nos levando para o caminho certo.

A entrega do Título ocorreu durante a sessão solene em comemoração aos 166 anos da Casa de Leis guarapuavana.

(Foto: Ascom/Faculdade Guarapuava)

TRAJETÓRIA DO EMPRESÁRIO

Leonardo Becher de Mattos Leão nasceu em 20 de fevereiro de 1979, em São Luís, Maranhão, época em que o pai desenvolvia projetos agropecuários naquela região. Formado em Medicina Veterinária, iniciou os estudos na Universidade Estadual de Londrina (UEL), e concluiu na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). No campo, atuou mais intensamente durante os primeiros anos de carreira.

Pouco tempo depois aceitou novos desafios profissionais. O primeiro deles foi assumir a direção das empresas de comunicação do Grupo Artagão de Mattos Leão (rádios Difusora e Atalaia, depois também a TV Difusora), no ano de 2002. Já no início desse trabalho procurou implantar diversos projetos sociais, definindo uma linha de atuação dos veículos de comunicação que contribuísse com o crescimento regional.

É uma grande responsabilidade levar informação e entretenimento para a sociedade e, ao mesmo tempo, atuar buscando o desenvolvimento da cidade, auxiliando a diminuir as mazelas sociais, dando espaço para a população manifestar-se. É um dever nos mantermos fiéis aos princípios essenciais do homem, seguindo uma conduta ética, de transparência e respeito, valores que permeiam toda nossa atuação. É uma honra e um orgulho poder contribuir com essa área.

Em 2007, o empresário passou a atuar na Faculdade Guarapuava que enfrentava sérias dificuldades financeiras. A nova gestão administrativa impulsionou o crescimento da instituição. Na época, a FG passou de 200 para mais de 1500 alunos. Como diretor, Leonardo atuou de maneira decisiva para concretizar a implantação dos primeiros cursos de Engenharia Civil, Elétrica e de Arquitetura e Urbanismo da Região Centro-Sul do Paraná.

(Foto: Ascom/Faculdade Guarapuava)

“Os cursos têm uma estrutura consolidada e de excelência reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e reforçaram a atuação pioneira da faculdade entre as instituições de ensino superior de Guarapuava. Até o momento, são quase 200 profissionais formados apenas nessas áreas. Os egressos estão contribuindo para mudar o perfil do mercado”.

Nesta mesma época foi realizado o primeiro Mestrado de Ciências Jurídicas da Região, ofertado para advogados e profissionais da área de Direito. Outra ação que merece destaque na atuação do empresário é a criação do programa Bolsa Total. Mais de dois mil alunos com maior vulnerabilidade social já foram beneficiados. Com ele, os bolsistas recebem descontos nas mensalidades. Isso permite ao acadêmico fazer a faculdade sem comprometer o orçamento familiar ou ficar devendo à instituição depois de formado.

“Não é financiamento interno, trata-se um programa que a faculdade com recursos próprios contribui efetivamente com a formação profissional, dando oportunidade a quem possui menos recursos financeiros de realizar o sonho de fazer uma graduação”.

Novos investimentos também permitiram a efetivação do atendimento à população no Núcleo de Práticas Jurídicas e no Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo. Além de possibilitar a prática acadêmica, esse atendimento já beneficiou centenas de pessoas com maior vulnerabilidade social, facilitando o acesso a Justiça.

(Foto: Ascom/Faculdade Guarapuava)

Outra conquista recente é a implantação dos Cursos de Veterinária e Agronomia com uma infraestrutura diferenciada. A Fazenda Escola, por exemplo, possui uma área com mais de 100 hectares de pastagens e plantações, animais de qualidade, além de ter o know-how conquistado com mais de 50 anos de atuação no agronegócio.

Os cursos são direcionados às necessidades da nossa Região, buscam melhorar as técnicas na atuação profissional e científica, além de priorizar as atividades práticas dos acadêmicos desde o início dos estudos. O objetivo é que nossos alunos saiam da faculdade atendendo plenamente aos anseios do mercado e façam a diferença onde estiverem inseridos.

Atualmente as empresas geridas por Leonardo respondem por mais de 200 empregos diretos e, pelo menos, duzentos indiretos. No currículo, além de sua atuação na gestão de negócios, está registrada a participação nas eleições em algumas oportunidades. Segundo ele, é um dever de cada cidadão atuar na vida política para promover as mudanças necessárias, aquelas que todos anseiam.

“Apesar de minha família ter essa tradição política, acredito que todos devemos participar das atividades políticas como cidadãos, defender nossos ideais e o livre exercício de nossos direitos. Apenas com uma participação maior poderemos transformar a realidade social local e nacional. É uma responsabilidade de quem tem compromisso com o país e pensa no futuro de seus filhos”.

Uma das prioridades atuais do empresário é manutenção dos projetos sociais e, especialmente, o desenvolvimento de programas tecnológicos que impulsionam o ensino, fortalecendo a versatilidade dos cursos ofertados, consolidando também a oferta de parte das disciplinas por meio do sistema a distância de modo complementar aos estudos.

(Foto: Ascom/Faculdade Guarapuava)

“Na faculdade, vamos continuar investindo nos cursos. Nossa missão é a formação de profissionais que fazem a diferença no mercado, sempre buscando atender as necessidades do presente, mas sem esquecer as exigências do futuro”.

Leonardo também se dedica ao processo de adaptação dos negócios na área de comunicação com a migração das rádios AM para FM.

Essa transição exigiu muitos investimentos e estamos focados para implementar uma programação que respeite nossa história como pioneiros nos meios de comunicação da região e, ao mesmo tempo, propicie aos ouvintes programas de qualidade, cumprindo a tarefa de informar, entreter e auxiliar a comunidade a se desenvolver com aquilo que existe de mais moderno e eficiente nesse meio.

OUTROS HOMENAGEADOS

Receberam também os Títulos Honorários os senhores Alaor Gomes de Lima, Antenor Dias Penteado, Benevenuto Demarco (in memorian), Darcy Caggiano, Edson Aires da Silva, Eduardo Tavares Pereira, Francisco Faria Nunes, José Jurandir Mendes de Almeida, Juracy Luiz Roman, Pedro Bonavigo e a senhora Nivera Noemia Stremel. Para a senhora Maria Aparecida Ribas Siqueira foi entregue o Título de Cidadã Benemérita.

Relacionadas

SUSPENSÃO

TCE suspende licitação para coleta de lixo por 'irregularidade' em Irati

POLÊMICA

Em documentário, Papa Francisco defende união civil entre homossexuais

DIGNIDADE

Idosos de Pinhão terão Centro de Convivência da Terceira Idade

Comentários