22/08/2023
Geral Paraná

Lewandowski recebe homenagem no Paraná

imagem-105890

Da Redação, com Assessoria

Curitiba – O Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Ricardo Lewandowski, está no Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná para receber a Comenda do Mérito Judiciário, nesta sexta (15), em Curitiba. A solenidade começa às 14h30. Em seguida, às 16h, o Ministro e o Presidente do TJPR, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, irão descerrar a placa de inauguração oficial do Centro de Audiência de Custódia de Curitiba, instalado no antigo prédio administrativo do Presídio do Ahú.

O Ministro também assinará um termo de cooperação técnica entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o TJPR. A partir do próximo mês, o CNJ começará a implantar nacionalmente o Sistema Eletrônico de Execução Unificada (Seeu). O mesmo utilizará uma plataforma operacional desenvolvida pelo Projudi (Processo Eletrônico do Judiciário do Paraná).

“A boa prática do modelo operacional concebido no Paraná foi escolhida como matriz para o novo sistema por juízes de execução penal que participaram de um evento nacional no CNJ no ano passado”, explicou o Juiz Auxiliar da Presidência do CNJ e Coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização (DMF) do Sistema Carcerário Nacional, Luis Geraldo Lanfredi.

A principal vantagem, segundo o Juiz, será reunir as informações de todos os condenados pela Justiça, que serão compartilhadas por tribunais de todo o País. “Hoje os Estados não se conversam, há um déficit de informações que traz insegurança jurídica”, disse Lanfredi. O processo eletrônico trará mais autonomia ao processo, que se tornará ágil e eficiente.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.