22/08/2023
Esportes

Liberato comenta alteração no regulamento da Série Ouro

imagem-13248

Guarapuava – O arbitral do Paranaense de futsal, realizado no último sábado (6) em Foz do Iguaçu, trouxe como principal novidade a mudança na fórmula de disputa da Série Ouro. Em 2010, a terceira fase da competição será jogada em dois grupos com quatro equipes, em substituição aos mata-matas, que ocorrerão apenas nas semifinais.

A sugestão de mudança foi feita por Guarapuava e venceu por 15 votos a 1 – apenas Telêmaco Borba votou na fórmula da Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS), que pretendia a manutenção do regulamento de 2009.

“Nós fizemos a proposta. Só conseguimos fazer contratos com os atletas por um período mínimo de 10 meses. Nos últimos anos fomos eliminados nas quartas-de-final e continuamos arcando com as despesas, mesmo sem estarmos jogando. Agora temos, pelo menos, mais três partidas em casa se passarmos da segunda fase”, explica o presidente do Clube Atlético Deportivo (CAD), José Valter Liberato (foto).

A mudança gerará uma renda extra significativa as equipes que chegarem a terceira fase, principalmente no caso de Guarapuava, time com melhor média de público em 2009 – ano passado, o CAD foi eliminado na terceira fase, ou quartas de final, por Umuarama fazendo apenas uma partida em casa.

“Sentimos esse problema na pele recentemente. A hora em que a torcida e jogadores estão empolgados, o campeonato acaba”, observa. Ele destaca também que a competição não durará mais tempo, apenas terá mais jogos – em 2009, o campeão Marechal Rondon fez 33 partidas, já este ano o vencedor fará de 35 a 37 jogos.

Apesar da vitória expressiva na aprovação do regulamento, houve certa resistência por parte da FPFS, ao contrário do que demonstra uma nota publicada no sítio da entidade. “A federação discordou da mudança, alegando dificuldades com o aumento de datas”, comenta o presidente do CAD. No entanto, no final valeu mesmo a força dos clubes.

Entenda o novo regulamento

Primeira fase: as 16 equipes jogam entre si em turno único, com os 8 melhores do ano passado fazendo mais jogos em casa. As 12 melhores passam a segunda fase
Segunda fase: dois grupos com seis equipes jogando em turno e returno. Os quatro melhores passam a terceira fase
Terceira fase: dois grupos com quatro equipes, jogando em turno e returno. Os dois melhores passam as semifinais
Semifinais: playoff na forma de cruzamento olímpico, em melhor de quatro pontos (pode ser definida em dois ou três jogos)
Final: novamente playoff em melhor de quatro pontos, em duas ou três partidas

Cleyton Lutz – Rede Sul de Notícias

Foto: Nagel Coelho/Rede Sul de Notícias

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.