As obras para a implantação da rede coletora de esgoto no Núcleo João Paulo II em Guarapuava já estão licitadas e devem começar até o final de 2012. Nesta primeira fase serão contempladas cerca de 30 quadras. O anúncio foi feito pelo candidato a prefeito de Guarapuava, o deputado estadual Cesar Filho (PPS), da coligação Aliança para o Progresso, em encontro com moradores do Núcleo, no Bairro Morro Alto. A candidata avice Eva Schran estava presente. “Isso não vai parar porque a rede coletora de esgoto é uma questão de saúde pública e de cidadania. Felizmente, o Governo do Estado está preocupado em investir nessa área”, destacou Cesar Filho.
De acordo com o gerente da Unidade Regional da Sanepar em Guarapuava, João Edson de Lima, que acompanhou a visita ao Núcleo João Paulo II, a fase mais difícil já foi vencida e que era a garantia do recurso. “O empenho do deputado Cesar Filho foi fundamental. Através do seu esforço conseguimos a liberação do valor global de R$ 12 milhões, para execução das obras de ampliação da rede coletora de esgoto, além de mais R$ 9,1 milhões para reforma e melhorias na estação de tratamento e rede de distribuição de água".
Além das obras no Núcleo João Paulo II, no Morro Alto, a ampliação da rede de abastecimento de água e esgoto também vai atender os bairros Jardim das Araucárias, Jardim das Américas, Núcleo Daniel Mansani, Vila Cascavel, São Vicente, Dom Frederico Helmel, Vila Carli e Conradinho. De acordo com João Edson de Lima, com essas obras, o índice de esgoto coletado e tratado na cidade chegará a 75%. Hoje a cobertura nesse setor é 65,85%.
Para Cesar Filho, promover a ampliação da rede de esgoto e melhorias no abastecimento de água é uma necessidade para qualquer cidade, independentemente de seu tamanho ou população. "Com esses novos investimentos, faremos os ajustes necessários para regular a distribuição na cidade”.
REIVINDICACÕES
Acompanhado pelo candidato a vereador Roni Santos (PPS), Cesar Filho também ouviu as reivindicações dos moradores. Em depoimento, uma senhora pediu humanização na saúde; outra quer que os filhos tenham educação de qualidade, com a implantação de oficinas profissionalizantes para os jovens nos bairros. A Associação de Moradores do bairro espera planejamento de obras viárias, como calçadas e rótulas, para garantir a segurança dos moradores, atenção especial aos Clubes de Mães, entre outras demandas. “Precisamos do apoio de todos para a elaboração do nosso plano de governo, por isso vamos ouvir a comunidade e traçar os nossos objetivos baseados na necessidade dos guarapuavanos”, garantiu Cesar Filho.
Com assessoria