Da redação, com Lucas Carniel
Lideranças da região Sudoeste estão se articulando para criar a Região Metropolitana de Francisco Beltrão. A proposta tramita na Assembleia Legislativa do Paraná, desde fevereiro deste ano, sob a autoria dos deputados Ademar Traiano (PSDB), Wilmar Reichembach (PSC) e Nelson Luersen (PDT).
Na última sexta feira, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Condef) convocou os deputados e lideranças locais para debater os benefícios da criação da Região Metropolitana.
Atualmente o Paraná conta com oito regiões metropolitanas e já foram protocolados na Assembleia o pedido para a criação de mais sete. entre elas a de Guarapuava, na Região Centro. No Sudoeste, além de Francisco Beltrão, Pato Branco e Dois Vizinhos também reivindicam.
O deputado Wilmar Reichembach explica que entre os benefícios da Região Metropolitana estão a integralização de serviços como saneamento básico, sistema viário e aproveitamento de recursos hídricos e a obtenção de recursos mais expressivo junto ao Governo Federal. Caso seja criada, a Região Metropolitana de Francisco Beltrão seria formada por 27 municípios.