Litoral paranaense segue com águas próprias para banho

Dos 49 pontos avaliados semanalmente no litoral, apenas um está impróprio para banho. O Insituto Ambiental do Paraná (IAP) também monitora os rios e reservatórios do interior do Estado

Veranistas que buscam as praias para passar a virada de Ano Novo poderão contar com boa condição para banho nas águas do litoral do Paraná (Foto: Arquivo ANPr)

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou nesta sexta feira (28) o segundo boletim de balneabilidade do verão, que traz dados sobre as condições das águas marinhas no litoral e das águas does nos rios e reservatórios do interior do Estado.

De acordo com o IAP, dos 49 pontos monitorados semanalmente no litoral, apenas um está impróprio para banho, em Ponta da Pita, no município de Antonina. Os outros 13 pontos monitorados em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, seis na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina seguem todos em boas condições para banho.

No interior do Estado são 17 pontos monitorados, entre praias artificiais e represas. As águas em Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e em Primeiro de Maio seguem todas recomendadas para banho.

O boletim também traz informações sobre outros 10 locais considerados permanentemente impróprios para banho, independentemente da época do ano. O monitoramento do Instituto Ambiental avalia a concentração de bactérias na água, advindas da contaminação por esgoto sanitário clandestino ou fezes humanas e de animais de sangue quente.

Em caso de dúvida, os veranistas podem se orientar pelas bandeiras de sinalização nas orlas das praias, rios e reservatórios, que são alteradas pelos bombeiros toda sexta feira pela manhã, conforme a atualização dos dados sobre a condição da água nos locais monitorados. A população também pode acompanhar os boletins de avaliação, que serão divulgados toda sexta feira pelo IAP neste verão.

Relacionadas

PARANÁ MAIS VERDE

Professores plantam mudas de árvores em manancial de água de Pitanga

NÃO PARA

Saúde de Irati registra mais uma morte por covid-19

VAMOS PARTICIPAR?

Oficina on-line de ginecologia natural ocorre neste sábado (28)

Comentários