22/08/2023

Livro “Bravura Indômita”: a mais longa das jornadas

imagem-28335

 

Por Cristiano Martinez

 

Pegando carona no sucesso do filme “Bravura Indômita” (2010), que concorreu a dez categorias no último Oscar, a editora Alfaguara lançou neste ano a edição brasileira do livro de mesmo nome. Publicado originalmente em 1968, o romance inspirou, na verdade, a primeira adaptação para os cinemas: “Bravura Indômita” (1969), estrelada pelo mito John Wayne. A produção dos irmãos Ethan e Joel Coen é a versão mais recente da mesma narrativa literária.

 

Escrito pelo jornalista norte-americano Charles Portis, “Bravura Indômita” tem um estilo seco, simples e direto. Trata-se da história de Mattie Ross, uma menina de 14 anos que se vê numa situação difícil: seu pai, homem honesto e trabalhador, acaba de ser assassinado por Tom Chaney (empregado da família) longe de casa, numa cidade onde fora resolver negócios.

 

Numa situação dessas, o que uma menina do Velho Oeste faria? Normalmente, se conformaria com a morte trágica e o luto forçado. Mas, Mattie não é uma garota comum. Tem fibra e o sangue-frio dos melhores negociantes. É ela quem cuida das finanças da família.

 

Além disso, é a narradora do livro. Na prática, isso significa que é a partir de seu único e exclusivo ponto de vista que a história se desenrola. Dessa maneira, a narrativa e a linguagem espelham sua personalidade obstinada e pragmática.

 

Mattie contrata um agente federal para capturar Chaney: Rooster Cogburn, um cara teimoso, desconfiado e um pouco velho; mas que tem coragem e destemor. Enfim, uma parceria perfeita.

 

Boa parte das quase 190 páginas do livro destaca a longa jornada da dupla (acrescida de um terceiro personagem, o texano LaBoeuf) em busca de justiça pelos rincões do Velho Oeste.

 

Para quem ainda não viu as duas versões cinematográficas do livro, fica o prazer da leitura e a expectativa em torno do sucesso da empreitada de Mattie.

 

NOVA ESTAMPA

Textos, vídeos e podcasts sobre cultura pop, acesse: novaestampa.blogspot.com

No blog, leia dois trechos do livro.

 

SERVIÇO:

Livro: “Bravura Indômita” (2011)

Autor: Charles Portis (Tradução de Cássio de Arantes Leite)

Preço: R$ 23,90 (sem o frete)

Onde adquirir: www.saraiva.com.br

 

Imagem: www.objetiva.com.br

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.