Livro orienta produtores rurais e trabalhadores a prevenirem a covid-19

Livro on-line traz orientação para produtores rurais e trabalhadores envolvidos na distribuição de alimentos sobre prevenção da doença

Livro orienta produtores rurais e trabalhadores a prevenirem a covid-19 (Foto: Arnaldo Alves/AEN)

O Sistema de Agricultura do Paraná lançou o livro ‘Segurança nas Cadeias Agroalimentares Contra o Novo Coronavírus (SARS-CoV-2)’. O objetivo é detalhar o que se sabe até agora sobre a doença. Além disso, apresentar dicas e orientações sobre como o produtor rural e todos os trabalhadores da cadeia de produção e distribuição de alimentos podem se prevenir para evitar o contágio próprio e a disseminação do vírus.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o trabalho é da engenheira agrônoma Julian Martins da Silva Müller Mattos e do engenheiro de Alimentos Marcelo Barba Belletini do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater (IDR-Paraná). Conforme o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o novo coronavírus se espalhou de forma rápida, alterando os hábitos sociais.

“Trouxe a necessidade de aprimoramento na forma como se faz a higiene pessoal e de alimentos. Por isso, esse trabalho deve ser lido, assimilado e aplicado nas ações da cadeia agroalimentar como mais uma atitude a favor da vida”.

INTEGRAÇÃO DE CIÊNCIAS

Conforme Marcelo Barba Belletini, um dos autores, o livro técnico tem oito capítulos. E a preocupação foi contribuir na difusão de medidas de prevenção à covid-19 na produção, distribuição, comercialização e entrega de alimentos. “Afinal, a pandemia trouxe sérios impactos sociais, econômicos e de saúde pública. E precisamos, adotar todas as medidas recomendadas para prevenir a disseminação”.

Para Julian Mattos, coautora da obra, o livro consegue integrar as ciências agrárias e da saúde, oferecendo ao agricultor e a todos os envolvidos na manipulação de alimentos orientações sobre uma série de boas práticas capazes de reduzir as possibilidades de contaminação. “Com essas medidas, é possível favorecer a manutenção de trabalho e renda no meio rural. E por fim, promover segurança laboral a todos os envolvidos e contribuir para a segurança alimentar”.

O livro pode ser baixado acessando este Link.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

BOLETIM COVID

HSV confirma 90% de ocupação de leitos de UTI privados da covid-19

SONHO DA CASA PRÓPRIA

Interessados em casas da Cohapar têm até dia 24 para se inscrever

ENSINO SUPERIOR

Vestibular da Unicentro segue com inscrições abertas até 4 de fevereiro

Comentários