Livro sobre a história do Exército em Guarapuava será lançado nesta quarta (22)

Militares historiadores e o doutor em história, Ariel Pires, se reuniram para compor o livro

Capa do livro (Foto: Divulgação)

A presença do Coronel Ricardo Facó de Albuquerque e a sua passagem pelo comando do 26º Grupo de Artilharia e Campanha (GAC), unidade do Exército Brasileiro em Guarapuava, traz a sua contribuição cultural. O livro “O Papel Histórico, Institucional e Social do Exército Brasileiro em Guarapuava”, com 200 páginas, compila um trabalho de pesquisa de 14 meses, sobre a história do Exército na cidade. O material será lançado nesta quarta feira (22), às 16h, no 26º GAC.

Idealizado pelo Coronel Facó, o trabalho conta também com a dedicação de outros três dois militares historiadores, o Capitão Macedo, o 2º tenente Castro e o Subtenente Almir Vitor, além do próprio Coronel Facó e do doutor em História, Ariel Pires, presidente do Instituto Histórico de Guarapuava.

“À medida em que relatos sobre a presença do Exército em Guarapuava foram ganhando relevância, percebi que era o momento de reunir e organizar todo esse conhecimento em um documento, para evitar que se perdesse com o tempo, pois a história é um dos nossos maiores bens”, disse o Coronel ao Portal RSN.

O livro conta a trajetória, desde relatos do Brasil Colônia até a independência do país, incluindo a chegada dos primeiros militares portugueses para desbravar a região. A iniciativa se constitui numa contribuição para pesquisas de alunos, em todos os âmbitos do ensino, além de imortalizar parte importante da história do município.

Para a conclusão do trabalho, o 26º GAC contou com a parceria do Instituto Histórico de Guarapuava, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Cooperativa Agrária e Repinho Reflorestadora.

Relacionadas

UTILIDADE PÚBLICA

Energisa divulga desligamento programado para Guarapuava

MAIS CONFIRMAÇÕES

Guarapuava registra cinco novos casos de covid-19 em 24h

BALANÇO SEMESTRAL

Polícia Ambiental registra aumento de prisões e resgates de animais

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com