22/08/2023
Cotidiano Paraná

‘Lua de Sangue’ poderá ser vista nesta sexta (14) no Paraná

O fenômeno ocorrerá quando o Sol, a Terra e Lua estarão alinhados e a Lua passará na sombra da Terra. O eclipse deve começar às 2h06

Eclipse total da Lua pode ser visto no Paraná nesta sexta (14) (Foto: Reprodução/Pixabay)

O primeiro eclipse total da Lua de 2025 poderá ser visto em todas as Regiões do Paraná na madrugada desta sexta (14). O fenômeno ocorrerá quando o Sol, a Terra e a Lua estarão alinhados e a Lua passará na sombra da Terra. Os espectadores poderão ver o eclipse a olho nu, de maneira parcial, a partir das 2h06 no horário de Brasília.

Posteriormente, às 3h26 começará o eclipse total e a coloração da Lua ficará cada vez mais vermelha. O máximo do eclipse total está previsto para às 3h58, quando a sombra da Terra cobrirá completamente a Lua, que ficará avermelhada por conta da ausência de luz solar direta.

Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as condições de instabilidade que atuaram no estado nos últimos dias estarão mais amenas na sexta. Dessa forma, o tempo deverá estar favorável para observar o eclipse na maioria das Regiões do Estado.

ECLIPSE LUNAR

Durante um eclipse lunar, é a sombra da Terra que obscurece a Lua. E essa sombra tem dois tipos, a umbra e a penumbra. A umbra é a sombra escura que não recebe nenhuma luminosidade do Sol. Já a penumbra é a sombra clara que ainda recebe luminosidade do Sol.

Quando a Lua entra na penumbra, temos o eclipse lunar penumbral e quando ela vai entrando na umbra temos o parcial. Já o total acontece quando ela está totalmente mergulhada na umbra. Dessa forma, nesta sexta (14), os espectadores terão a chance de ver o último fenômeno, o total.

(*Com informações G1)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Julia Sansana

Jornalista

Jornalista formada em 2024 pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.