A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) pediu informações ao secretário estadual da Saúde do Paraná, Beto Preto, sobre o funcionamento do Programa Mais Médicos no estado e sobre iniciativas em parceria com os municípios para enfrentar esse problema.
Luciana questiona: Quantos médicos atuavam no programa? Quantos saíram e quantas vagas foram repostas? Quantos profissionais são necessários para conseguir dar conta do atendimento à população? Quantos municípios estão sem médicos no momento e de que forma o estado pretende suprir a ausência de profissionais em socorro aos municípios?
De acordo com a assessoria da deputada, o pedido de informações foi protocolado na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) na segunda feira (25). Luciana é autora ainda do Projeto de Lei 21/2019, que dispõe sobre a divulgação atualizada na internet da lista de pacientes em fila de espera para atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e de um requerimento (nº 740/2019) ao governo sobre a situação da saúde pública no município de General Carneiro.
Na região de Guarapuava, faltam profissionais do Mais Médico em Pinhão, Candói e Prudentópolis.