Madeireiras são condenadas por demissão em massa em União da Vitória

De acordo com procuradores, a decisão da Justiça do Trabalho "devolve o respeito e a dignidade aos trabalhadores demitidos"

Madeireiras são condenadas por demissão em massa em União da Vitória (Foto: Prefeitura)

A Vara Trabalhista condenou duas madeireiras de União da Vitória por demissão em massa. De acordo com a decisão, tratam-se das empresas Macasil Indústria e Comércio de Compensados e Narzetti Indústria e Comércio de Madeiras. Conforme a Justiça do Trabalho, as medidas inibitórias decorrem da demissão em massa ocorrida em meados de 2019. A decisão decorre de Ação Civil Pública do Ministério Público do Trabalho de Guarapuava-PR.

A decisão da Vara Trabalhista de União da Vitória determina, inclusive, ressarcimento de custas dos trabalhadores com advogados em busca dos direitos. Assim, somente neste ano, 379 ações individuais tramitam em juízo.

De acordo com a Vara Trabalhista, na ocasião, houve a demissão de mais de 500 trabalhadores. Eles não receberam salários e nem verbas rescisórias. Além das súbitas demissões, as empresas firmaram diversos acordos judiciais não cumpridos. Além disso, ainda pressionaram trabalhadores a não entrarem com ação. Ou então para que desistissem de ações em andamento na Justiça do Trabalho.

De acordo com a sentença da magistrada Angelica Candido Nogara Slomp, na última quinta (10) várias penalidades pontuam a condenação. Leia aqui a íntegra da sentença.

Conforme os Procuradores do Trabalho em Guarapuava Lincoln Roberto Nobrega Cordeiro e Aline Riegel Nilson, “a decisão da Justiça do Trabalho devolve o respeito e a dignidade aos trabalhadores demitidos”.

De acordo com os procuradores, a decisão serve de exemplo para outras empresas da Região. “Para que não optem por agir em desrespeito direitos mais básicos dos trabalhadores”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

COVID-19

Dois casos de covid-19 foram confirmados em Guarapuava neste domingo

SETEMBRO AMARELO

Pandemia reforça novos cuidados com a saúde mental

DIA DA ÁRVORE

Instituto Água e Terra desenvolve ação para o Dia da Árvore

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com