22/08/2023



Política

Mãe de filhas autistas repudia declaração de Requião para atacar Beto Richa

imagem-79618

Cristina Esteche

A vice presidente da Associação Guarapuavana Mundo Azul, Ana Paula dos Santos, repudia a atitude do senador Roberto Requião que usou a expressão “autista” para desqualificar o governo Beto Richa no debate da RPC TV, na terça (30). A entidade luta pelos direitos das pessoas portadoras de autismo. Mãe de duas filhas gêmeas e autistas, a advogada não se cala perante a afirmação que considerou “truculenta”, feita pelo ex-governador do Paraná. 

“Enquanto os pais de autistas paranaenses buscam apoio dos candidatos do nosso estado, um candidato truculento, repugnante e sem consideração vem usar o termo autista de forma pejorativa para atacar um dos seus oponentes,” diz a advogada.

De acordo com Ana Paula, Roberto Requião deve ter a “decência e consciência de enxergar a alma da sua ignorância e conhecer as pessoas autistas, que carregam grande potencial em suas atividades e que são dignas do respeito e valorização.”

No desabafo encaminhado à Rede Sul de Notícias no final da tarde desta quinta (02), Ana Paula vai além. “Essas suas palavras ignorantes demonstram sua falta de interesse à causa dos portadores de necessidades especiais do nosso estado, e para parafrasear um termo muito adotado pelo segmento juvenil: ‘o senhor não nos representa.”

Dirigindo -se ao governador Beto Richa, a advogada diz: “como mãe de crianças autistas, desejo que as palavras proferidas de forma tendenciosas pelo seu oponente reflitam o pensamento das pessoas que reconhecidamente sabem o que é um autista.”. Segundo Ana Paula, pessoas autistas tem a alma limpa, o coração transparente e o compromisso com a verdade durante todo o decorrer da sua vida; não entendem, em sua grande maioria, termos expostos em linguagem figurada, e dessa forma, realizam suas atividades e programações da sua rotina de acordo com o que entendem como correto e lógico. “A par da minha indignação com a truculência demonstrada pelo candidato alienado, é necessário um parêntese para aplaudir as proposta de alguns candidatos com a clara demonstração ao interesse da nossa justa e merecida causa – em especial com apresentação de propostas decentes e condizentes para nosso estado, dentre elas a regularização e implantação da Lei Berenice Piana em nosso maravilhoso Paraná;  criação de clinicas escolas especiais em cidades polo, ente outras propostas. A esses candidatos o nosso muito obrigado azul e que tenham a consciência de que vocês sim: nos representam.”

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo