Maio começa com previsão de forte queda da temperatura

Grande e intensa frente fria avança sobre o país nas vésperas do Dias das Mães espalhando frio sobre áreas do Sul, com possibilidade de geadas

Maio começa com previsão de forte queda da temperatura (Foto: Cristina Esteche/RSN)

O primeiro dia de maio é de tempo nublado, porém, os termômetros registram 24 grausC em Guarapuava. Entretanto, a previsão para o mês, segundo a previsão do ClimaTempo, uma grande e forte frente fria avança sobre o Brasil nos primeiros dias deste mês.

De acordo com o instituto meteorológico, a chuva desta frente fria começa a ser sentida no país entre os dias 4 e 5. Todavia, o frio de sua massa polar só deve chegar do dia 6 em diante. A queda de temperatura mais acentuada de ocorrer na sexta (8 e no fim de semana do Dia das Mães.

Conforme, a previsão, a frente fria tem potencial para provocar até alguns temporais durante sua passagem. Tem previsão de chuva para todos os estados da Região Sul nestes primeiros dias de maio. Embora até pode ser forte em alguns locais, mas não vai mudar o grave quadro de seca observado desde o verão.

De acordo com Patricia Madeira, meteorologista da Climatempo e especialista em previsão de clima, esta primeira onda de frio forte do outono está chegando como prevista anteriormente.

“É com ela que vamos sentir uma clara mudança no clima no Brasil, que vamos sentir que o frio começou de verdade. Mas ainda teremos outra onda de frio em maio, na segunda quinzena, que também será forte e abrangente

O frio destas massas polares se sustenta por um período de dois a quatro dias e depois a temperatura já entra em elevação.

TEMPERATURA

Nesta sexta (1) aumenta a chance de chover na “metade sul” do Paraná, principalmente nos municípios mais próximos da divisa com Santa Catarina. É que o escoamento de ar mais úmido, em níveis médios da troposfera, colabora para formação de nuvens de chuva nessas áreas. Já em toda a faixa norte do Estado dificilmente as condições do tempo mudam, isto é, a tendência é de mais um dia com predomínio de sol e temperaturas mais elevadas. Para Guarapuava este fim de semana tem previsão de temperatura máxima de 24grausC e com Sol.

NAS PRÓXIMAS 48 HORAS

No sábado ainda pode chover em alguns setores do Paraná. Entre os Campos Gerais, Vale do Ribeira e Litoral ainda há chance de chuva, mas bem isolada. Da RMC ao Centro-Sul permanece com bastante nebulosidade e as temperaturas não se elevam muito. Nas demais regiões do Estado previsão de tempo mais estável e com predomínio de sol.ira grande massa de ar polar que vem por aí.

“Ao que tudo indica, o pico do frio dessa nova e forte massa de ar polar (provavelmente a mais forte até agora), será entre os dias 7 e 9 de maio. No Sul do Brasil, há possibilidade de geada em amplas áreas da Região, especialmente nos dias 7 e 8, com destaque para o risco de geada forte entre a serra e o planalto gaúcho, interior de Santa Catarina e toda a porção sul do estado do Paraná.

Algumas cidades, especialmente aquelas mais altas da serra, certamente vão registrar temperatura abaixo de 0°C. Nas demais áreas, a temperatura fica entre 0°C e 4°C. O norte do Paraná, a princípio, é a região menos propícia a ter geada, com mínimas que devem ficar em torno de 8°C. As demais áreas do interior da Região Sul devem ter geada de fraca a moderada intensidade.

Dentre as capitais do Sul, a que deve registrar a temperatura mais baixa é Curitiba, devendo ser inferior a 5°C no dia 8 de maio, com alto potencial para geada”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

NO TRÂNSITO

Hoje inicia a Semana Nacional do Trânsito em todo o país

NÚMEROS ASSUSTADORES

Insegurança alimentar cresce e atinge mais três milhões de pessoas

COVID-19

Eduardo Pazuello assume oficialmente o Ministério da Saúde

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com