22/08/2023
Cotidiano

Mais de 120 atores juvenis representam a Via Sacra na Vila Bela

imagem-70159

Neste Domingo de Ramos (13),  aproximadamente 800 pessoas prestigiaram a Via Sacra Juvenil na Vila Bela. A encenação contou com a participação de mais de 120 crianças e adolescentes da comunidade, de idades entre  4 e 16 anos. Organizada pela Paróquia Divino Espírito Santo, os atores juvenis referenciaram a Paixão e Morte de Cristo, em um espetáculo tomado pela emoção e comprometimento dos participantes.

Ao dar a benção aos atores antes da encenação, o Padre Rodrigo pediu a cada um que fechasse os olhos e se lembrasse de um amiguinho que não estava ali, por algum motivo, e orasse por ele. “Esta é uma pequena geração de evangelizadores mirins. Fazem tudo com tanto amor, tanta pureza e inocência, o que torna o espetáculo inesquecível. São instrumentos que revelam o bem querer de Deus por nós”, diz o pároco.

Elas encenaram, desde a chegada de Jesus em Jerusalém, até a sua morte na cruz. “Estas crianças podem viver 100 anos e jamais irão esquecer estes momentos. O que fica são os fatos marcantes de nossa infância e certamente este será um deles”, acredita Crislaine Senk Chagas, que juntamente com Maria Denise de Oliveira Caetano e Silvana Folador, respondem pela organização da Via Sacra Juvenil da Vila Bela que completa 11 anos.

Sueli Almeida Camargo foi prestigiar os filhos João Vitor, de 11 anos e Lucas Gabriel, de 7 anos. João Victor participa da Via Sacra há 4 anos e não deixa o irmão menor faltar aos ensaios. “É uma atividade saudável e que eles podem fazer juntos. Estou tão orgulhosa. Este grupo faz novenas nas casas dos amiguinhos que não participam do grupo. É uma demonstração de solidariedade, de humanidade”.

Moradora do bairro há mais de 23 anos, Delair Marroni também se emocionou muito ao ver suas duas filhas, uma de 12 anos e outra de 9, participando da encenação. “É a primeira vez que elas participam e estavam ansiosas. Tudo ficou tão lindo, nos emocionamos ao sentir um pouquinho de tudo o que aquelas pessoas sentiram naquela época. Mexe muito com nossos sentimentos e tendo as filhas representando, ainda mais”.

Márcia Barbosa é uma das moradoras mais antigas do bairro, já mora na Vila Bela há mais de 40 anos e nunca perde uma Via Sacra. Com os filhos Maria Eduarda, de 13 anos e Gustavo, de 11, representando neste domingo (13), não pode conter a emoção. “Sempre assisto, nunca perdi uma edição sequer, mas com eles ali é diferente. Passamos a vida inteira desejando o melhor para nossos filhos e procurando lhes passar os princípios cristãos que recebemos de nossos pais. Os vendo ali sei que todos os sacrifícios realmente valem a pena.

Jefferson da Motta Taborda representa desde os 4 anos na Via Sacra. Hoje, aos 15, fez o papel de Jesus Cristo e não continha o contentamento. “Tentei transmitir minimamente as pessoas o que Jesus passou e o que Ele representa em nossas vidas. Foi uma emoção sem tamanho representá-lo. O mais difícil é levar os ensinamentos Dele a nossa juventude que hoje se afasta cada vez mais da Igreja. Vamos continuar firmes no nosso propósito de evangelizar através de nossas ações”, diz exausto, mas gratificado, após a encenação onde todos, atores, organizadores e comunidade, rezaram juntos.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.