Mais de 16 mil eleitores não votarão nas eleições de 2018 em Guarapuava

Com pendências junto à Justiça Eleitoral, títulos eleitorais foram cancelados

A situação irregular de cidadãos com a Justiça Eleitoral do Brasil resultou no cancelamento de 16.700 títulos eleitorais de guarapuavanos. A informação é do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, sediado no terceiro planalto.

(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

De acordo com o TRE de Guarapuava, a medida é tomada com relação a eleitores que não votaram e nem justificaram sua ausência nas urnas nos últimos três anos. Em 2018, essa depuração de cadastro ocorreu após o término do prazo de regularização, encerrado em 9 de maio.

A partir do cancelamento dos mais de 16 mil títulos eleitorais em Guarapuava, esses eleitores ficam impossibilitados de participar das eleições 2018 e, também, perdem direitos como emitir passaporte e assumir cargos públicos, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Ainda de acordo com o TRE, a consulta sobre a situação dos títulos eleitorais pode ser realizada pelo site do Tribunal Regional Eleitoral ou pelo endereço eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para regularizar a situação, basta que o eleitor agende seu atendimento em um cartório eleitoral, tendo em mãos o documento de identidade oficial com foto, comprovante de residência e o título eleitoral, se possuir. Uma multa de R$ 3,51 é cobrada para cada turno faltante.

VOTO EM TRÂNSITO

Aproveitando a oportunidade de participar das eleições 2018, em Guarapuava, 145 eleitores cadastraram-se com o voto em trânsito, para o 1º e o 2º turno, em outubro. De acordo com o TRE, com o procedimento, esses eleitores que não estarão em seu domicílio eleitoral nos dias 7 e 28 de outubro poderão, mesmo assim, efetivar seu voto.

O cadastro para o voto em trânsito foi encerrado no último dia 23.

Relacionadas

MEIO AMBIENTE

Audiência pública apresenta sugestões sobre resíduos sólidos dia 30/09

UTILIDADE PÚBLICA

Energisa divulga desligamento programado para Guarapuava

NOVA FILIAL

Zero Resíduos expande operações para cidade de Guarapuava

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com