22/08/2023
Cotidiano

Mais de 25 mil pessoas assistem a Paixão de Cristo, contabiliza a PM

imagem-50406

Mais de 25 mil pessoas lotaram a Praça da Fé na noite de ontem, sexta-feira, para presenciar a Paixão de Cristo, contabilizou a Ptrefeitura por meio da Assessoria de Imprensa com base em dados da Polícia Militar. Antes da apresentação o bispo diocesano Dom Antônio Wagner da Silva e o prefeito Cesar Silvestri Filho cumprimentaram os atores e participaram de uma prece em ação de graças.

Em um palco de 1300 metros quadrados, cerca de 800 atores amadores recontaram a passagem de Cristo pela terra. Luz, som, cânticos, integraram as cenas que se seguiam de um canto a outro da praça, inclusive utilizando o belo cenário da pedreira. Alguns momentos fizeram alusão aos dias atuais, mostrando a nova concepção da Diocese, de um espetáculo mais fiel à bíblia.

Ana Clara Pires, 9 anos, assistiu o espetáculo pela primeira vez. “Eu fico triste quando Jesus morre, mas fico alegre quando Ele vive novamente. A mamãe diz que Ele morreu para nos salvar e isso me fez querer vir ao teatro”, opina a menina com os olhos atentos ao palco, acompanhada da mãe Natália Maura Pires, 32 anos. “Faz uma semana que a ela está falando em vir e agora vive esse momento tão importante para nós, Cristãos”, afirma a vendedora.

A cada cena, a cada parábola, um momento especial. Elton Wendl, da paróquia Divino Espírito Santo, estava gratificado em interpretar Jesus, pela segunda vez. O instrutor de autoescola dividiu o palco com Valdeci José Stefaniw, da paróquia Santos Anjos, que participou pela primeira vez da encenação e foi um doutor da lei. “Poder contribuir com a fé das pessoas é muito gratificante”, afirma Valdeci.

Foi emoção do começo ao fim. Um anjo desceu a pedreira em um cabo de aço. A crucificação também surpreendeu. Foi realizada no alto da pedreira. E para fechar a noite, Jesus ressuscita, surgindo em cima de uma rocha. Momento seguido de uma queima de fogos e o retorno dos atores ao palco para saudar o público. Depois, centenas de anjinhos agradeceram a presença de todos. Uma linda imagem para uma noite marcante.

“Foi tocante. Eu refleti sobre a minha vida como cristã e me emocionei ao lembrar que Jesus morreu por nós”, destaca a dona de casa Luiza Amaral, 51 anos. O farmacêutico Luiz Antônio dos Santos, 43 anos, concorda e promete voltar no ano que vem. “Foi um momento muito bem preparado. Os atores e toda a equipe estão de parabéns”.

O bispo ficou feliz com o trabalho da coordenação, dos atores e dos convidados, além do apoio da Prefeitura de Guarapuava e do Conselho de Pastores. “Foi uma apresentação digna dos guarapuavanos e fiel ao evangelho, o que para nós é fundamental”, ressalta Dom Wagner. “O espetáculo emocionou e encheu a alma com as mensagens sobre perdão, partilha e esperança. Saímos daqui melhores, mais felizes e, com certeza, já pensando na próxima edição”, finalizou Cesar Filho.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.