Mais de 6 mil guarapuavanos farão o Enem 2018

Dos participantes do exame este ano, as mulheres são maioria no terceiro planalto e, também, em todo o país

O mais importante exame de avaliação educacional do país está chegando. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre nos dias 4 e 11 de novembro e, para este ano, conta com mais de 5 milhões de inscritos. No Paraná, são mais de 230 mil estudantes, onde 2,5% deles são guarapuavanos.

A procura justifica-se pela crescente importância do Exame como ferramenta de ingresso ao ensino superior a nível nacional, tanto em instituições públicas, quanto na rede privada de ensino. Em Guarapuava, a consolidação da cidade como polo educacional regional tem favorecido o crescimento do ensino superior, com investimentos estaduais e privados na área. Em 2018, por exemplo, tiveram início as aulas da primeira turma da graduação em medicina, ofertada pelo Centro Universitário Campo Real. Neste ano, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) anunciou a abertura do curso já para 2019. O vestibular da instituição levou mais de 11 estudantes às salas da universidade neste mês para buscarem vagas em cursos do ensino superior sediados em Guarapuava.

Na busca pelo acesso à graduação, o Enem se consolida como uma alternativa favorável, já que permite uso para buscar vagas em diversas instituições do país, além de ser uma oportunidade para os candidatos que ainda não concluíram o ensino médio obterem a certificação.

Em Guarapuava, são estes recursos que levam 6.020 estudantes aos locais de prova, durante os dois finais de semana de novembro, segundo dados repassados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em meio a estes milhares de alunos, está Vanessa Cristina Chumlhak Chmilouski, de 17 anos. A jovem guarapuavana integra a faixa etária dos participantes do Exame que estão saindo do ensino médio e buscando um ingresso imediato no ensino superior.

Eu já fiz o Enem ano passado, só pra treinar. Este ano estou tentando uma vaga para pedagogia na Unicentro. Faço cursinho preparatório e tenho uma rotina de estudos de 12 horas diárias desde abril. A gente fica com a expectativa de que todo o esforço vai ser recompensado com uma aprovação no final do ano.

(Foto: Nádia Moccelin/RSN)

Vanessa integra um universo de 1.176 candidatos do terceiro planalto com a mesma faixa etária que farão o Enem 2018. Entretanto, o público de 21 a 30 anos também é expressivo. Em Guarapuava, 1.732 candidatos que se inscreverem para o Exame, estão nesta faixa etária. Este é o caso de Mariana Almeida, de 23 anos, que já possui uma graduação concluída e também fará o Exame em novembro.

Mariana é formada em Publicidade e Propaganda e fará o Enem pela terceira vez. Trabalhando atualmente como ilustradora, seu objetivo com o Exame é conquistar uma vaga para iniciar outra faculdade em 2019. Mesmo sem uma preparação específica, a candidata acredita na sua experiência com a prova, como um fator favorável.

Mariana busca sua segunda formação (Foto: arquivo pessoal)

“Não estou estudando focada para o Enem, mas sempre estou lendo sobre variados assuntos que podem acabar aparecendo na prova. Mas estou bem tranquila, como já fiz em outros anos, já conheço o modelo da prova e sei que tem muita coisa que a gente se mata de estudar e na prova não consegue resolver com certeza”, avaliou a publicitária.

Além da participação no Enem 2018, Vanessa e Mariana compõe, ainda, outro quadro em comum no exame. Isso porque, neste ano, as mulheres são a maioria nas provas. Em Guarapuava, elas representam 57,79% dos candidatos, com 3.479 inscritas.

No Paraná e no Brasil, elas também são maioria no Exame. No Estado, as candidatas representam 57% dos inscritos e, a nível nacional, as mulheres ocupam 59% das inscrições realizadas.

Esta é a primeira matéria que integra o Especial do Enem 2018. Neste ano, o Portal RSN publicará, semanalmente, conteúdos que abordam o Exame em diversos aspectos, evidenciando o cenário guarapuavano nas provas nacionais. Formas de ingresso no ensino superior de Guarapuava, novidades do Exame 2018, temas da redação, preparação dos candidatos, índices educacionais e financiamentos estudantis, em destaque, no nosso Portal.

Relacionadas

RELIGIÃO

Antiga sede da catedral passa a ser santuário no dia da Padroeira

FISCALIZAÇÃO

Força-Tarefa reforça combate à pesca predatória e desmatamento no PR

CAMPEONATO PARANAENSE

Datas para o Campeonato Paranaense já estão definidas

Comentários