A missão internacional que integrantes da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) realizam em Portugal está rendendo frutos para a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). O professor Vitor Hugo Zanette (foto), reitor da Unicentro, assinou novo convênio na última quarta-feira (15). Desta vez, com a Universidade Nova de Lisboa (UNL), através do reitor António Manuel Bensabat Rendas, foi firmada parceria para promover a cooperação acadêmica, científica e cultural entre as instituições. Criada em 1973, a UNL tem como missão a pesquisa no plano internacional, privilegiando áreas interdisciplinares, incluindo a pesquisa norteada para a resolução dos problemas que afetam a sociedade.
O professor Zanette contou que são objetivos do termo, desenvolver ações de pesquisa e docência, cooperação técnica, realizar projetos conjuntos, gerar intercâmbio de pessoal acadêmico e de estudos, bem como promover a divulgação dos resultados da parceria.
“Os resultados das nossas ações, aqui em Portugal, estão sendo extremamente positivos, pois estamos conseguindo firmar convênios para produção e a difusão de conhecimento em nível internacional, que beneficiará professores e acadêmicos”, analisou Zanette, lembrando que a internacionalização da Unicentro é uma das bandeiras da atual administração da instituição.
Além de Lisboa, a delegação da Abruem, composta de 28 integrantes, está visitando instituições de ensino superior em Vila Real, Bragança, Braga, Porto, Coimbra e Aveiro.