22/08/2023



Cotidiano Educação Região

Materiais para educação no campo são entregues em Candói

O projeto foi desenvolvido no período de 2014 a 2016, por 25 cursistas

Educação no Campo

O conteúdo produzido é uma parceria entre o município de Candói e a Unicentro (Foto: Ascom/Prefeitura de Candói)

A Escola Municipal Ormi França Araújo, em Candói, agora conta com cadernos pedagógicos de Educação do Campo. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação. O lançamento dos novos materiais contou com a presença de diretores das escolas e Cmeis, colégios estaduais, coordenadores pedagógicos, professores, servidores, representantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a comunidade.

De acordo com a assessoria, o conteúdo produzido é uma parceria entre o município de Candói e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O projeto foi desenvolvido no período de 2014 a 2016, por 25 cursistas. Sendo, professores da rede municipal de ensino e egressos da Licenciatura em Educação do Campo.

Ainda de acordo com a assessoria, entre os materiais elaborados, estão os aspectos históricos e geográficos de Candói. Além disso, conta com caderno didático de ciências e agroecologia, gêneros discursivos e reforma agrária, modelagem matemática – uma possibilidade de ensino da matemática e escolas do campo e caderno de leitura Guarani Mbya – Português.

Os cadernos pedagógicos, entretanto, foram distribuídos para os autores, orientadores, organizadores e para acervo bibliográfico da Unicentro, UFFS, escolas e Cmeis e colégios estaduais.

Ao todo, foram produzidos 1.190 materiais, sendo:
Caderno 4 – Aspectos Geográficos do município de Candói, 450 unidades.
Caderno 5 – Ciências e Agroecologia, 190 unidades.
Caderno 6 – Gênero Textuais, 190 unidades.
Caderno 7 – Modelagem Matemática, 180 unidades.
Caderno 8 – Leitura Indígena, 180 unidades.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo