Guarapuava deverá ser uma das primeiras cidades a ser visitada por uma equipe do MEC (Ministério da Educação) para vistoria na estrutura pública e programas de saúde. A fiscalização é mais uma das etapas para a implantação do curso de medicina na cidade. Duas faculdades concorrem: a Campo Real e a Guairacá. A vinda do MEC está agendada para março deste ano, segundo anunciou o deputado federal Zeca Dirceu (PT). Porém, o prefeito Cesar Silvestri Filho já foi comunicado oficialmente sobre a visita.
As demais cidades como Campo Mourão, Umuarama e Pato Branco, que também buscam a implantação do curso, deverão ser visitadas em abril.
“Faço questão de acompanhar de perto cada etapa do processo e estou muito otimista! Tenho certeza que esta conquista impulsionará o desenvolvimento desses polos regionais. Estou torcendo para que nos próximos meses possamos ter boas notícias e as instituições de ensino iniciem seus vestibulares para os cursos ainda neste ano”, comentou o parlamentar.
O critério para a ordem de visita foi determinado de acordo com a maior distância de outro curso já existente e a cidade que possui melhor estrutura do Sistema Único de Saúde.
Após esta avaliação in loco pelo MEC será divulgado o resultado final da pré-seleção de municípios. O edital com a seleção das instituições de ensino superior deverá ocorrer ainda no 1º semestre.