O 5º Comando Regional da PM (5º CRPM) iniciou a terceira edição da megaperação Metrópolis. Essas unidades atuam na Região do Oeste do Estado, e já fizeram apreensões e prisões durante o feriado prolongado. Porém, nesta terça (13) a equipe vai reforçar as atividades, com o Batalhão de Operações Especiais (Bope). De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o objetivo é combater o narcotráfico, intensificando as abordagens em rotas terrestres e aquáticas das Regiões Oeste e Sudoeste. Dessa maneira, impedir ainda mais o contrabando, o descaminho, roubos e furtos.
COMO FUNCIONA
Nas duas últimas edições, as equipes apreenderam mais de cinco toneladas de drogas, 126 mil pacotes de cigarros e 69 armas com 742 munições. Além disso, a megaoperação recuperou 68 veículos e encaminhou 543 pessoas às autoridades competentes.
Segundo o 5º CRPM, somente nos três primeiros dias já houve prisões relacionadas ao tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e outras situações. Além disso, o trabalho das unidades operacionais resultou em 25 prisões e cinco mandados de prisão cumpridos. Dessa maneira, por meio de denúncias, flagrantes e abordagens preventivas retiraram de circulação nove armas e 88 munições.
Pelo 5º CRPM atuam o 3º, 6º, 14º, 19º e 21º Batalhões da PM, com as radiopatrulhas. Além disso, as Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAMs), serviço de inteligência e pelotões de trânsito dos 94 municípios do Oeste e Sudoeste.
Por fim, os trabalhos especializados já ocorrem com o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron). O batalhão atua juntamente com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e o Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAMb-FV).
Leia outras notícias no Portal RSN.