Melhorias em estradas rurais beneficiam famílias de Pitanga e Turvo

Os municípios de Manoel Ribas, Mato Rico e Palmital também foram contemplados com uma patrulha rural em sistema de rodízio

Melhorias em estradas rurais beneficiam famílias de Pitanga e Turvo (Foto: Seab)

Aproximadamente 110 quilômetros de estradas rurais na Região Centro-Sul tiveram trabalhos de adequação, readequação, manutenção e ou melhorias. Assim, os municípios de Pitanga, Turvo, Manoel Ribas, Mato Rico e Palmital, foram contemplados com uma patrulha rural em sistema de rodízio.

Desde 2017, quando os serviços das estradas começaram, até o início de maio de 2020, por meio do Consórcio Cid Centro, foram feitos trabalhos nas estradas dos municípios de Palmital (20 km), Turvo (18 km), Mato Rico (25 km), Manoel Ribas (25 km) e Pitanga (20 km), onde até o fim do mês, outros sete quilômetros serão readequados.

Nesta terça (12), a patrulha rural está em Pitanga, onde as duas últimas estradas projetadas serão concluídas até o final do mês. A ação é desenvolvida com recursos do programa Estradas da Integração-Pró-Rural, do Governo do Estado, via Banco Mundial, e a iniciativa do consórcio intermunicipal Cid Centro.

(Foto: Seab)

A patrulha é composta por uma escavadeira hidráulica, um trator de esteira, um rolo compactador, uma retroescavadeira, uma motoniveladora, um caminhão comboio de 6 mil litros e quatro caminhões caçamba de 10 m³. De acordo com o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, essa readequação de estradas rurais vai beneficiar 1,1 mil famílias.

“Além de trazer benefícios à população, esses trabalhos ajudam a garantir maior competitividade à agroindústria regional”.

PROGRAMA

O Paraná dispõe de 97,8 mil quilômetros de estradas rurais municipais, segundo dados de 2017, que necessitam de frequentes manutenções e/ou adequações. Conforme a Agência Estadual, o programa é executado pelo Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável (Deagro), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. O consórcio é responsável pelas despesas diretas, divididas entre os municípios.

Assim incluiu salários, hospedagem, alimentação e transporte de operadores de máquinas, motoristas de caminhões, técnico de campo. E também, óleo diesel, pneus, peças, filtros, óleos lubrificantes, óleos hidráulicos, serviços (mão de obra). O custo é de aproximadamente R$ 19 mil por quilômetro.

A produção de grãos é o carro-chefe da agricultura nesses municípios. Na maioria deles, entre 34% e 46% do Valor Bruto da Produção (VBP) vem da soja, segundo dados de 2018 do Departamento de Economia Rural (Deral). As mudanças colaboram para o escoamento da safra e transporte de insumos.

O Programa abrange a Patrulha do Campo, Patrulhas Pró-Rural, Patrulhas Rurais do Estado, Projeto de Recuperação da Trafegabilidade (repasse de óleo diesel), e Pavimentação com Pedras Irregulares, com o objetivo de realizar a gestão das estradas rurais sob a responsabilidade da da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.

(Foto: Seab)

BENEFÍCIOS

Conforme o secretário-executivo do consórcio Cid Centro, Nilson Padilha, esta política de Estado beneficia os municípios da Região do Território da Cidadania Paraná Centro, onde grande parte da população vive no campo. “A patrulha rural tem se destacado na execução das melhorias, pois o setor produtivo necessita de estradas em boas condições. Isso evidencia o comprometimento do Consórcio no gasto do recurso público bem aplicado”.

Além disso, a readequação representa ganhos para a saúde pública, educação e cidadania. Isso porque facilita o transporte escolar, o deslocamento de pacientes e de trabalhadores do setor ambienta.

Esse projeto representa o braço do Estado ajudando os municípios numa questão que é um dos nossos principais gargalos, a recuperação de estradas rurais. E o consórcio é uma forma de unir os municípios para resolver seus problemas comuns em conjunto. Nossa parceria fortalece o trabalho pelo desenvolvimento regional.

Atualmente, o governo estadual possui 14 patrulhas mecanizadas, distribuídas por meio de convênio com consórcios intermunicipais. Desde 2017, 960,755 quilômetros de estradas rurais foram atendidos.

PARCERIA

Para o chefe do núcleo regional da Secretaria em Pitanga, José Guilherme Stipp Camilo, o consórcio intermunicipal vem beneficiando a população porque segue projetos elaborados por técnicos especializados e com respaldo dos prefeitos municipais. Além disso, tem boa gestão e busca eficiência e economicidade na execução dos projetos.

“O custo é um diferencial enorme, pois o valor é muito mais baixo do que se as prefeituras consorciadas terceirizassem os trechos para empresas executarem”.

Na semana passada, Camilo acompanhou uma equipe da Prefeitura de Pitanga nas estradas da localidade Marrequinha Quatro Encruzo.

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