22/08/2023
Esportes

Meninas da FAG são penta no handebol Universitário

imagem-6042

O retrospecto anunciava mais uma vez o título de handebol pelo time feminino da FAG (Faculdade Assis Gurgacz) nos 49.º Jogos Universitários do Paraná (Jup´s), em Guarapuava, nessa terça-feira (2/6), na última rodada da modalidade. Foi o pentacampeonato na competição, de uma equipe octacampeã paranaense e atual campeã das Olimpíadas Universitárias Brasileiras.
Entretanto, o favoritismo era mais real pela manutenção da equipe com jogadoras da seleção brasileira, campeãs mundiais e que jogaram na Europa, como Giorgea, Sílvia, Shayane e Tatiana. Assim a FAG confirmou a superioridade técnica em quadra com a quarta vitória em quatro jogos, por 28 a 8, sobre a UEL (Universidade Estadual de Londrina), de Londrina, no Ginásio Joaquim Prestes.
Para comemorar mais um título bastava um empate, isso para evitar um tríplice empate na primeira posição, no caso de uma derrota, em que deixaria escapar a primeira posição pelo saldo de gols, favorável à Unipar (Universidade Paranaense), de Umuarama, que folgou na última rodada. Com a vitória ficou com dois pontos na frente da Unipar, e quatro a mais que a terceira colocada, a própria UEL.
A tamanha vantagem não diminuiu a comemoração das atletas pela conquista de mais um título. Ao final do tempo e o placar favorável gritaram em coro “É!!! Fortaleza!!! É!!! Fortaleza!!! É!!! Fortaleza!!!”, referindo-se à classificação para mais uma disputa nacional, a próxima Olimpíadas Universitárias Brasileiras, de 14 a 23 de agosto, na capital do Ceará.
Disputar a Liga Nacional de Handebol também está nos planos da FAG, desde que consiga viabilizar um patrocinador. “O principal, a estrutura, nós a temos. É suficiente para disputar uma liga. O grupo tem qualidade técnica e temos apoio para manter essa estrutura. Falta é verba para viagens, hospedagens e alimentação”, reclama o técnico Neudi Zenatti.
Vitória
Embora a UEL também entrasse em quadra com chances de ser campeã, se conseguisse a façanha de ganhar com mais de 44 gols de saldo, a vitória das campeãs foi tranqüila na gelada manhã no Ginásio Joaquim Prestes. Elas nem precisaram fazer muito esforço. Na virada do tempo a vantagem já era de 12 a 3, terminando em 28 a 8.
Shayane fez sete gols; Giorgea, seis; Luana, Junia e Valdinéia, três cada; Silvia e Érika, dois cada; e Ana Paula e Cláudia completaram com mais um gol cada. Para o time da UEL, Amanda marcou seis vezes e Andréia e Aline, uma cada. Além das artilheiras a equipe campeã contou com Josiane Carla e Tatiana. Neudi Zenato foi auxiliado no comando técnico por Lissandro Moisés Dorst.
Rodada
No outro jogo da última rodada do handebol feminino, nesta terça-feira, no Ginásio Joaquim Prestes, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), de Guarapuava, ganhou da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), de Ponta Grossa, por 14 a 8, e chegou a quatro pontos, deixando a lanterna para a adversária, sem pontuar.
A Faculdade do Centro do Paraná (UCP), de Pitanga, foi eliminada por não comparecer ao jogo da penúltima rodada e teve seus confrontos anteriores cancelados.
Moacir Rodrigues/Para Esportes Foto de Leila Nunes

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.