22/08/2023
Geral

Mensagem de texto reduz faltas no Instituto de Identificação

Desde que os SMS começaram a ser enviados pelo Instituto de Identificação do Paraná, no início de março, o índice de pessoas que fazem o agendamento para a obtenção de carteira de identidade, mas que depois não comparecem, reduziu em 30%.

O SMS contém o número do protocolo de atendimento, data, horário e local para que o cidadão compareça para fazer o documento. A mensagem de texto é enviada ao número de celular informando logo após é concluído o preenchimento dos dados, pela internet. O prazo de envio da mensagem é de 24 horas antes do dia marcado para o comparecimento em um posto de atendimento.

De acordo com informações do Instituto de Identificação, o custo com o envio de uma mensagem de texto para o celular é bem menor do que o gasto para o Estado em deixar um serviço à disposição para quem marca, mas não aparece no dia agendado. O Instituto ainda disponibiliza encaixes para pessoas que tem urgência em retirar o documento de identidade.

Como fazer

O agendamento online do serviço do Instituto de Identificação já está disponível para as cidades de Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu e Guarapuava. Ainda este ano, o sistema será ampliado para todo o Paraná.

Para agendar o atendimento, o cidadão pode acessar os sites do Instituto (www.institutodeidentificacao.pr.gov.br); da Polícia Civil (www.policiacivil.pr.gov.br) ou da Secretaria da Segurança Pública (www.seguranca.pr.gov.br) e procurar “Agendamento online para carteira de identidade”, na barra de opções localizada ao lado direito das páginas.

No dia do atendimento presencial o cidadão leve levar a certidão original ou fotocópia autenticada sem dobras, emendas ou rasuras: solteiros ou em regime de união estável (certidão de nascimento); casados ou viúvos (certidão de casamento); separados ou divorciados (certidão de casamento com averbação); brasileiros naturalizados (certificado de naturalização ou certificado de igualdade de direitos, no caso de portugueses). Não é preciso levar foto, porque o sistema faz o registro da imagem na hora.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.