Mesa-redonda debate saúde na mulher nesta quarta (16) em Guarapuava

A mesa-redonda contará com profissionais em uma programação com a finalidade de conscientizar a mulher sobre o cuidado com a saúde

A mesa-redonda será no Teatro Municipal de Guarapuava (Foto: Reprodução/Shutterstock)

É na noite desta quarta (16) a partir das 19h que o Teatro Municipal de Guarapuava será palco de uma mesa redonda com profissionais da saúde. O projeto integra o projeto ‘Conexão Rosa’ que está com ações desde o dia 5 de outubro. O Portal RSN é parceiro do projeto.

De acordo com a publicitária Pollyana Araújo Conrado, são palestras, oficinas diversas, numa campanha de conscientização. O objetivo principal é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Além disso, mais recentemente, também sobre o câncer de colo do útero.

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras. Isso representa em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino.

Porém, para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019. O risco estimado é de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

SINTOMAS

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). Portanto, preciso estar atenta e aos primeiros sintomas, buscar um médico imediatamente.

PROGRAMAÇÃO

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

CRIME AMBIENTAL

Aplicação de inseticida mata abelhas em comunidade em Turvo

AJUDA URGENTE

'Vidas por Vidas' faz rifa solidária para não fechar as portas

TURISMO RELIGIOSO

Caminho da fé: estações da Via Sacra estão em fase final de construção

Comentários