Uma mesa redonda realizada durante o 1º Workshop do Campo ao Copo, reuniu cooperados e colaboradores da para discutir os processos que envolvem toda a cadeia produtiva da cevada. O primeiro módulo contou com a participação de 14 cooperados. Nos próximos dias 17 e 18, o evento tem continuidade com um workshop técnico e prático sobre a fabricação de cerveja na choperia Donau Bier.
Quatro colaboradores comandaram a mesa, o pesquisador de cevada da FAPA, Noemir Antoniazzi, o agrônomo da assistência técnica, Silvino Caus, o coordenador da maltaria, Vilmar Schüssler e o especialista de mercado do Comercial de Grãos, Fernando Stoetzer. O evento é parte da campanha "Cooperado, a Agrária é você quem faz".
Uma das cooperadas, Irene Weigand Scherer, apontou o valor do evento e que pode discutir e esclarecer dúvidas. "Foi muito importante para conhecermos tudo o que há por trás desses processos. Por exemplo, quantos anos de pesquisa são necessários para se conseguir desenvolver um padrão de qualidade. Mesmo os cooperados muitas vezes não têm noção do todo, de quanto o processo é longo até se chegar à produção de uma cultivar de cevada. Todo esse trabalho conjunto da FAPA, da maltaria, do produtor, é algo único".
Depois da mesa redonda, o grupo visitou o Laboratório Central da Agrária, e conheceu os procedimentos que envolvem o controle de qualidade de malte cervejeiro, bem como a própria Agromalte.
As inscrições para o segundo módulo do Workshop do Campo ao Copo continuam abertas e podem ser realizadas no Atendimento Cooperados da Agrária, pelo telefone 3625 8033. Vagas limitadas para cooperados e familiares de primeiro grau.