22/08/2023
Saúde

Mesmo com o calor, cuidados com a gripe A devem ser mantidos

imagem-11427

As temperaturas aumentaram, as férias de verão chegaram. Mas o vírus H1N1 continua circulando, e os cuidados com a gripe A devem continuar, alerta a Secretaria da Saúde. As aglomerações em casas de veraneio, comuns nessa época, podem favorecer o contágio.

A gripe A é transmitida pelo contato com secreções contaminadas. Por isso, medidas simples de higiene ajudam a conter a transmissão do vírus H1N1.

“Se os cuidados tomados no inverno forem mantidos no verão, teremos menos casos da gripe. Além disso, eles previnem outras doenças infectocontagiosas, como conjuntivites, viroses respiratórias, infecções por rotavírus e doenças próprias da infância”, diz o secretário de Saúde, Gilberto Martin.

A médica infectologista Lúcia Ineida, do Hospital Regional do Litoral, lembra que os cuidados de higiene devem ser acompanhados por uma alimentação correta e pela ingestão abundante de líquidos. “Os pais devem oferecer água ou sucos às crianças constantemente, para evitar desidratações”, diz a médica. Quem já está doente deve redobrar os cuidados, e evitar aglomerações.

ÁLCOOL EM GEL — Lavar bem as mãos com água e sabão é suficiente para eliminar vírus e bactérias. Mas quem quiser pode seguir usando o álcool para a desinfecção. “Água e sabão são extremamente eficientes. Mas, quando não for possível lavar as mãos, o álcool 70%, líquido ou gel, com registro na Anvisa, pode ser usado como alternativa eficaz. O sabonete não precisa necessariamente ser líquido. O importante é que a lavagem seja bem feita, com bastante espuma”, fala Martin.

Depois do repentino aumento no uso de álcool em gel 70% para prevenir o contágio da gripe A, as grandes redes de farmácia de Curitiba registram queda nas vendas do produto. Apenas as pessoas que já tinham o hábito de utilizar o produto antes do surto do H1N1 de 2009 seguem comprando. As vendas começaram a cair em setembro — algumas farmácias não venderam nenhuma unidade do produto em novembro e dezembro.

(BOX)
Prevenção é simples e eficaz

Para que a gripe não estrague as férias de ninguém, basta seguir recomendações simples:

– Ao tossir ou espirrar, cubra sempre o nariz e a boca com lenço de papel. Em seguida, jogue-o no lixo.

– Não compartilhe pratos, talheres, copos, toalha e objetos de uso pessoal.

– Lave as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar, ao chegar em casa, antes e após as refeições e quando for ao banheiro.

– Prefira ambientes arejados e sem aglomeração de pessoas.

– Em caso de recomendação médica, utilize máscaras cirúrgicas para proteger outras pessoas.

Fonte: AEN

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.