22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Previsão do tempo

Meteorologistas esperam a chegada de nova frente fria em Guarapuava

Após semana chuvosa, a sexta amanheceu com tempo firme e sol. Nova frente fria pode trazer pequenos volumes de chuva à Região

Guarapuava

O tempo pode amanhecer nublado em Guarapuava (Foto: Thiago Hecavei de Oliveira)

Depois de alguns dias com volumosas, e esperadas, chuvas em Guarapuava e Região o sol apareceu nesta sexta (12). Logo nas primeiras horas da manhã já era possível perceber que o dia seria claro, com temperaturas confortáveis e céu aberto. As temperaturas variam entre 15ºC e 25ºC. Os ventos estão com intensidade média de 50 Km/h e devem continuar assim até o fim do dia.

De acordo com os meteorologistas do Sistema Meteorológico do Paraná, uma nova frente fria que começa evoluir no Rio Grande do Sul e vem em direção ao Paraná. Desse modo, pode causar uma mudança no tempo neste sábado (13), e devido ao rápido deslocamento deste sistema, podem ocorrer chuvas na Região.

Entretanto, conforme a expectativa dos especialistas, os volumes devem ser pouco significativos. Ainda durante o sábado (13) os ventos perdem força, e as rajadas de vento não ultrapassam 36 Km/h. As temperaturas variam entre 14ºC e 22ºC. E o volume de precipitação esperado pelos especialistas é de 0,8 milímetros.

Já no domingo (14), a frente fria perde força, o céu pode ficar com muitas nuvens, e a previsão é de pouco menos de um milímetro de chuva. O sol deve aparecer, mas as temperaturas se mantêm confortáveis. Os termômetros devem variar entre 12ºC e 21ºC. Ainda conforme os especialistas os ventos perdem ainda mais força e não chegam a 30 Km/h.

FÔLEGO

A semana foi marcada por chuva em Guarapuava e Região. Desde segunda (8) foram registrados grandes volumes de chuva, o que era necessário para dar ‘fôlego’ a estiagem que afeta o Estado há mais de 10 meses.

Os volumes de chuva registrados auxiliaram diversas cidades paranaenses a regularizar o fornecimento de água para a população. Entretanto, de acordo com os especialistas a situação ainda exige cautela. A orientação ainda é de consumo consciente e reaproveitamento de água.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.