22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Previsão do tempo

Meteorologistas preveem mais chuva para Guarapuava nesta semana

A semana começou com sol, mas podem ser registrados pequenos volumes de chuva ainda na tarde desta segunda (8). Volumes de chuva têm dado fôlego à Região

34bbf396-1558-47a0-ae68-271ca3f0ea1f

Chuva tem dado fôlego aos guarapuavanos (Foto: Larissa Ortiz/RSN)

Em meio a tantas coisas ruins que estamos vivendo, as últimas notícias sobre a previsão do tempo, pelo menos têm trazido alento. O Paraná que enfrenta a maior estiagem dos últimos tempos, tem tido um fôlego, graças as chuvas dos últimos dias. Mas levando em consideração que o acumulado de falta de chuva no Paraná se arrasta por 10 meses, ainda é muito cedo para dizer o problema foi solucionado.

Na primeira semana de junho, foram registradas chuvas em todas as Regiões do Estado. E essa condição deve se estender até o fim da primeira quinzena do mês. Conforme os meteorologistas do Sistema Meteorológico do Paraná, as chuvas em Guarapuava ficaram dentro da média esperada para o mês de maio.

PREVISÃO

A segunda (8) começou com sol e temperatura bem amena no início da manhã. Os termômetros apontaram 10ºC nas primeiras horas do dia, mas a sensação térmica estava em 6ºC. A máxima para o dia é 22ºC. Além disso, os especialistas esperam pequenos volumes de chuva a partir do meio da tarde.

Desse modo, a expectativa para as condições climáticas de terça (9) e quarta (10) é muito parecida com a de hoje (8). Os pequenos volumes de precipitação acumulados para estes três dias deve chegar a 18 milímetros. As temperaturas se mantêm entre 15ºC e 24º C nos dois dias.

Porém, na quinta (10), a chuva já deve ir embora. Conforme a previsão dos meteorologistas a área de instabilidade que está sobre o Estado segue para Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E por isso, não deve chover até o fim da semana. Podem ser registradas rajadas de vento de até 40 Km/h nos pontos mais altos de Guarapuava. E os termômetros não ultrapassam os 26ºC.

O último dia da semana, sexta (12), deve ser de tempo firme. No entanto, as rajadas de vento ganham mais força e as temperaturas caem um pouquinho. Podem ser registrados ventos de até 50 Km/h. A mínima fica em 14ºC, dois a menos do que o dia anterior.

FIM DE SEMANA GELADO

Além das previsões de chuva para a semana, os meteorologistas ainda afirmam que no fim de semana, as temperaturas devem diminuir. No sábado (12) nas primeiras horas da manhã os termômetros podem registrar 10ºC. Além disso, a máxima esperada para o dia é 22ºC.

Já no domingo (13) as temperaturas ficam ainda mais baixas. Para o dia, os termômetros devem ficar entre 8ºC e 20ºC. Há possibilidade da chegada de uma nova frente fria, que deve trazer chuvas pouco volumosas para a Região.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.