22/08/2023
Cotidiano

Micro e pequenas empresas serão orientadas sobre mercado externo

 Nesta quinta-feira, dia 24, o Comitê Gestor, responsável pela operacionalização do Projeto 1ª Exportação, no Paraná, esteve reunido na sede do Sebrae/PR, em Curitiba. Esta é a segunda reunião realizada sobre a proposta, uma iniciativa da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), responsável pela coordenação geral do Projeto. A realização do 1ª Exportação, no Estado, integra as discussões propostas pelo Fórum Regional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná, com foco no desenvolvimento e fortalecimento das pequenas empresas paranaenses.
Os presentes na reunião acompanharam a apresentação da metodologia do Projeto, realizada pela coordenadora geral de Desenvolvimento de Programas de Apoio às Exportações da Secex/MDIC, Cândida Maria Cervieri. O 1ª Exportação visa aumentar o volume das exportações brasileiras, promovendo a inclusão de micro e pequenas empresas no mercado externo, por meio de um acompanhamento sistematizado do processo de internacionalização desses empreendimentos.
De acordo Cândida Cervieri, a iniciativa teve início nos estados de Goiás, Espírito Santo e Rio Grande do Norte, como um projeto-piloto. Por uma decisão do MDIC, a proposta foi estendida a outros seis estados: Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia. “Quando pensamos em fazer a extensão do Projeto, o Paraná foi um dos escolhidos, pois é um estado que sempre temos respostas rápidas e as nossas propostas são acolhidas. Eu sinto uma grande parceria no Paraná”, disse a coordenadora.
Em sua apresentação, Cândida Cervieri fez um panorama das exportações brasileiras e das oportunidades para as empresas no mercado externo. Segundo dados do MDIC, de janeiro a abril de 2010, os principais polos compradores de produtos nacionais foram a América Latina e Caribe; Ásia, União Europeia, China, Estados Unidos e Argentina. “O trabalho que vamos fazer com essas empresas, no Projeto, é mostrar a importância de agregar valor”, disse Cândida Cervieri.
O gerente de Inovação e Competitividade do Sebrae/PR, Agnaldo Castanharo, observou que a reunião desta quinta-feira marca mais uma ação do Fórum Regional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná, nas questões relacionadas a facilitar o acesso de pequenas empresas ao mercado internacional. “Para nós do Sebrae/PR, as micro e pequenas empresas exportarem é fundamental, pois entendemos que é uma forma para contribuir com a geração de emprego e renda no País. O Paraná já é um estado que as empresas exportam, mas isso pode ser potencializado”, avaliou o gerente.
A diretora-geral da Secretaria da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul e Secretária Técnica do Fórum, Vera Lelis Calil, ressaltou a vinda de Cândida Maria Cervieri, para o repasse da metodologia do Projeto. “Agradeço a disponibilidade, costumeira, da Secex e do MDIC”, disse Vera Lelis Calil.

Aplicação
Para assessorar micro e pequenas a prospectar negócios no mercado internacional, o Projeto 1ª Exportação foi desenvolvido para ser realizado em três etapas: Estruturação; Execução e Avaliação. “Estamos dando início ao primeiro ciclo, que deve durar cerca de dois anos, dois anos e meio. Após esse período, novas empresas vão participar. Uma das estratégias é que nas missões internacionais realizadas em parceria com o Governo Federal, as empresas atendidas pelo Projeto participem. Temos um rol de empresas que participam dessas missões, que precisa ser renovado”, sinalizou Cândida Maria Cervieri.
Entre as propostas do 1ª Exportação está em aproximar a comunidade acadêmica do meio empresarial, com a seleção e capacitação de alunos de instituições de ensino superior para atuarem como Agentes de Comércio Exterior, junto às empresas. “Uma das responsabilidades dos agentes é acompanhar o empresário em todas as fases de preparação para a exportação, além de produzir relatórios periódicos relativos a cada fase do Projeto”, explicou Cândida Maria Cervieri. “Os acadêmicos de hoje serão, no futuro, empresários, consultores. Temos que incluir esses alunos no mercado de trabalho”, avaliou.
A coordenadora destacou, também, a importância do processo de seleção das empresas para o Projeto, que vai atender empresas que nunca exportaram e têm produtos que possam entrar no mercado internacional, bem como a importância do processo de diagnóstico de cada empreendimento, ferramenta fundamental para nortear as ações de inserção no mercado externo.
“O sucesso do Projeto depende muito da atuação do Comitê Gestor. Aqui no Paraná, vocês já saíram na frente ao formar o grupo, integrado pelo Governo, por diversas entidades, o Sistema S e as universidades”, disse Cândida Maria Cervieri. A implementação, o acompanhamento e avaliação do Projeto serão realizados pelo Comitê Gestor, que reúne representantes das organizações locais, como o Governo do Paraná, entidades de classe, instituições de ensino superior e técnico e órgãos de apoio ao comércio exterior.
Ainda de acordo com a coordenadora, a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para a execução do Projeto 1ª Exportação no Paraná deve acontecer em agosto.

Da assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.