Jonas Laskouski
Guarapuava – A semana foi agitada em Guarapuava. Depois da visita do governador Beto Richa e mais quatro secretários estaduais na tarde dessa quinta feira (30), hoje (1º) foi a vez do ministro da Saúde, Ricardo Barros e da vice governadora do Estado, Cida Borghetti.
Acompanhados pelo secretário de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior, juntamente com o prefeito Cesar Silvestri Filho, os deputados estaduais Cristina Silvestri e Bernardo Carli, e do diretor da 5ª Regional de Saúde, Márcio Brunsfeld, a primeira parada foi o Hospital São Vicente de Paulo, onde foram recebidos pelo provedor Humberto Limberger. Depois de visitarem algumas alas da instituição e conhecerem as áreas que estão sendo reformadas e ampliadas, Barros garantiu a liberação dos recursos necessários referentes a um emenda parlamentar de 2014 no valor de R$ 799.000,00 que possibilitará a ampliação da Central de Esterilização e laboratório próprio.
Na oportunidade, a deputada estadual Cristina Silvestri pediu uma atenção especial do ministro para a construção da Casa Mata, onde será instalado o centro de radioterapia do São Vicente.
Em seguida, todos se deslocaram para o Hospital Santa Tereza onde foram recepcionados pela diretoria, médicos e demais funcionários. O ministro ouviu os principais pedidos, que são a reforma da Central de Esterilização de Materiais e o credenciamento do Hospital como prestador de serviço de Saúde Mental, reinvindicação antiga do instituto. O ministro Ricardo Barros acredita que a partir de agosto, já será possível atender as novas demandas, quando o país estará mais estabilizado politicamente e consequentemente, mais recursos serão disponibilizados para os municípios. Por enquanto, novos gastos não estão autorizados pelo Governo Federal.
Falando em municípios, o último compromisso de Ricardo Barros e Cida Borghetti foi no Küster Hotel, onde eles se encontraram com diversos prefeitos e gestores de saúde, para entender quais os reais problemas da região. Estavam lá, o presidente da Amocentro (Associação dos Municípios do Centro do Paraná) e prefeito de Santa Maria do Oeste, Claudio Leal; João Elinton Dutra, prefeito de Laranjal; Valdemar Gralak, prefeito de Boa Ventura de São Roque; a prefeita de Manoel Ribas, Elizabeth Stipp Camilo; Darci José Zolandek, prefeito de Palmital; do Goioxim, o prefeito Elias Schreiner e também a primeira-dama e secretária de Saúde do Turvo, Sonia Roth Bruger.
CURSOS DE MEDICINA
Perguntado sobre a vinda dos cursos de Medicina para Guarapuava, já que havia sido suspensa a abertura de novos cursos no país, mesmo autorizados pelo MEC (Ministério da Educação), o ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse que da parte do Ministério da Saúde o parecer é favorável para a consolidação desses cursos, sendo quatro deles no Estado do Paraná.
A expectativa é que o processo seja votado na semana que vem no Tribunal de Contas da União (TCU) pela ministra Ana Arraes.