A Prefeitura de Guarapuava, a Secretaria de Obras e a Companhia Força e Luz do Oeste, com o apoio do Guaratran, concluíram a substituição das 329 lâmpadas incandescentes por módulos de LED, com alta eficiência e durabilidade, em todos os semáforos da cidade. A mudança garante a redução no consumo de energia e com gastos em manutenção, além de maior segurança no trânsito, beneficiando condutores e pedestres. A companhia elaborou o projeto e a prefeitura foi responsável pela execução.
O prefeito Cesar Silvestri Filho destaca que haverá uma queda significativa na conta de luz do município, diminuindo os gastos em 90%. “A conta anual, que passa de R$ 40.000,00 ao ano, cairá para R$ 4.000,00, proporcionando redução aos cofres públicos. Além disso, a maior durabilidade do LED faz com que os gastos com manutenção diminuam e também os transtornos que as trocas das lâmpadas causam”. Segundo o engenheiro de tráfego do Guaratran, César Sanchez, a iluminação dos semáforos também é um ponto positivo da alteração. “Com a incidência do sol, as lâmpadas incandescentes, que já possuem baixa luminosidade, prejudicam a visibilidade e deixam o trânsito perigoso. Já com o LED isso não acontece”, explica.
De acordo com o coordenador do Programa de Eficiência Energética da Força e Luz do Oeste, Jonas Gonçalves, outras cidades já aderiram à mudança, mas Guarapuava foi o município com maior abrangência. “No estado de São Paulo, cidades, como Bragança Paulista e Assis, trocaram suas lâmpadas, mas aqui o alcance foi maior, chegando a 100%”, aponta. O engenheiro explica que os LEDs possuem vida útil de 100.000 horas, enquanto as lâmpadas incandescentes duram apenas 4.000 horas.