Monumento natural Salto São João em Prudentópolis terá plano de manejo

Objetivo é ordenar o funcionamento administrativo da Unidade de Conservação, que recebe cerca de 40 mil visitantes por ano

O novo projeto prevê a divisão do parque em sete zoneamentos (Foto: Reprodução/Foca na Folga)

O Monumento Natural Salto São João, em Prudentópolis, na Terra dos Pinhais, vai contar com Plano de Manejo, que contempla os atrativos sem prejuízo ao meio ambiente. Desse modo, o projeto da Diretoria de Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra (IAT), nesta semana, pela Detzel – Gestão Ambiental, responsável pela elaboração do documento.

Assim, o intuito do Plano de Manejo é de ordenar o funcionamento administrativo da UC, que recebe cerca de 40 mil visitantes por ano. Além disso, o novo projeto prevê a divisão do parque em sete zoneamentos. Eles serão divididos com base no regulamento de 2020 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Além de um aumento da Zona de Amortecimento. Esta zona é uma área, externa à Unidade de Conservação (UC), que atua como uma espécie de faixa de transição entre o monumento e a área urbana, a fim de preservar a UC.

O diretor-presidente do IAT, Everton Souza, explicou que quanto mais atrativos que não prejudiquem o meio ambiente, melhor. “Este é o nosso objetivo agora”.

De acordo com o diretor de Patrimônio Natural do Instituto, Rafael Andreguetto, o projeto é, ainda, uma maneira de elevar o desenvolvimento socioeconômico da região do município. “Com a regularização das atividades permitidas dentro da UC, há também um estímulo às atividades econômicas nas comunidades no entorno”.

PLANO

Conforme as informações, Plano de Manejo é uma sistematização normativa de todas as atividades e limites de Unidades de Conservação. Ele funciona como uma espécie de manual do usuário.

O plano de ação do projeto conta com seis programas. O de manejo do meio ambiente, de proteção do meio ambiente, de visitação, de integração com o entorno, de operacionalização e programa de pesquisa. Estes, por sua vez, têm 16 subprogramas, de maneira a nortear todas as atividades que ocorrem no Salto São João.

Na próxima terça (6), o IAT apresentará o projeto do Plano à prefeitura de Prudentópolis.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

PIRACEMA

Inicia período de restrição à pesca de espécies nativas no Paraná

CONQUISTA

Sanepar é a segunda melhor empresa de saneamento do País

PROGRAME-SE

Shopping Cidade dos Lagos tem atrações diversificadas neste 'feriadão'

Comentários