Morador de rua morre em Guarapuava

Leonardo Chierpinski tinha 43 anos e era atendido pelo projeto 'Vidas por Vidas'

(Foto: Vidas por Vidas)

O morador de rua Leonardo Chierpinski, de 43 anos, morreu neste sábado (25) à tarde na rua Prof. Becker, no bairro Santa Cruz em Guarapuava. Léo como era conhecido, era atendido pelo projeto ‘Vidas por Vidas’, que acolhe pessoas que já estão em processo de saída das ruas e ajuda na reinserção social.

De acordo com a coordenação do projeto que está completando três anos em Guarapuava e atende dezenas de pessoas, Leonardo passou mal, chegou a ser socorrido pela equipe do Samu que tentou reanimá-lo, mas não resistiu.

“Ele estava desde o começo do ‘Vidas’ com a gente. Dizia que era feliz na rua, que não queria sair das ruas. A gente dava todo suporte para ele, comida, roupa, etc. Era uma pessoa calma, alegre”, afirmou a coordenação do projeto. Leo morava nas ruas havia 15 anos e tinha problemas de alcoolismo. “O organismo não aguentou”, disse a coordenação.

(Foto: Reprodução/Facebook)

Como Léo não tinha mais vínculo com a família, cada irmão está morando em uma cidade e os pais são de Campina do Simão, apenas dois dos 12 irmãos foram encontrados. Por isso, o projeto ‘Vidas por Vidas’ organizou e custeou parte do velório. O sepultamento foi pago pela prefeitura de Guarapuava. “Além de cuidar em vida, o projeto pode proporcionar um sepultamento digno. Muitos foram enterrados como indigentes. Hoje essa realidade está mudando com o ‘Vidas por Vidas'”, conclui a coordenação.

O velório começa às 21h deste sábado na Capela Municipal do Batel. O sepultamento será neste domingo (26) às 10h no Cemitério Santo Antônio, no bairro Morro Alto. No perfil do Facebook, coordenadores do ‘Vidas por Vidas’ publicaram uma homenagem ao morador.

“Como tudo em nossa vida, nem sempre vivemos só momentos felizes, hoje “O Vidas por Vidas” está em Luto. Perdemos o nosso Leo, um ser humano de Luz, que espalhava alegria por onde passava. Que você descanse na paz do senhor, com a certeza que deixou muitas lembranças lindas na memória de quem teve o privilégio de te conhecer”.

VIDAS POR VIDAS

A Associação de Amigos de Pessoas Especiais ‘Vidas por Vidas’, que é uma instituição que atende Pessoas em Situação de Rua de Guarapuava, consiste em acolher pessoas que já estão em processo de saída das ruas e também a fim de reinserir esse cidadão na sociedade.

As atividades são interdisciplinares e atendem todas as necessidades dos usuários, orientando sobre o acesso à aquisição de documentação pessoal e também de atividades de convívio e de organização da vida cotidiana. Além disso, estão inclusas nas atividades oficinas, acompanhamento familiar, oferta de encaminhamento para tratamento de uso de álcool ou drogas.

Relacionadas

CRIME AMBIENTAL

Aplicação de inseticida mata abelhas em comunidade em Turvo

AJUDA URGENTE

'Vidas por Vidas' faz rifa solidária para não fechar as portas

TURISMO RELIGIOSO

Caminho da fé: estações da Via Sacra estão em fase final de construção

Comentários