22/08/2023
Comunidade Em Alta Guarapuava

Moradores do Jordão reclamam de caos com poeira e barulho de motos

Secretaria disse que vai manter caminhão-pipa nos dias secos e que obras vão começar após o Carnaval. Motoclube quer buscar solução

Poeira no Jordão (Foto: Moradores do Jordão)

A rotina de moradores do Jordão, em Guarapuava, tem sido marcada pelo desconforto, prejuízos à saúde e sensação de abandono. A principal queixa é a intensa poeira gerada pelas estradas de terra e pelo movimento constante de veículos. Essa situação, conforme moradores, se agrava nos fins de semana pela presença de uma pista de motocross nas imediações.

Na rua Anita Zancanaro Pulga, próximo ao campo de futebol, o Beira-Rio, e a um frigorífico, a situação tornou-se insustentável.

Nada do que eu disser descreve o caos da poeira em casa e no terreiro. Tenho que sair de casa no domingo com minha filha de três meses, porque não dá pra suportar o barulho e o pó. E a minha filha já está com renite.

Casos delicados de saúde tornam o problema ainda mais urgente. Um morador conta que tem um filho especial.

Ele não anda, não fala, usa sonda e bombinha. Não podemos nem estender roupa ou abrir a janela. A poeira entra em tudo, e a criança precisa de um ambiente limpo. Temos que ficar trancados dentro de casa com ventilador ligado.

De acordo com um morador, já há reclamações registradas na Ouvidoria da Prefeitura. “Estamos sem rumo aqui. Ninguém nos ouve. Precisamos de uma solução emergencial e definitiva.”

A Secretaria de Obras enviou um caminhão-pipa ao local após questionamento feito pelo portal RSN nessa terça (27). A medida, porém, é considerada ineficaz. “Tem que ficar alguém com caminhão-pipa direto nos fins de semana”, sugere outro morador.

DIVERSÃO E TRANSTORNO

Um dos pontos mais controversos é a existência da pista de motocross, que, conforme moradores, não atende aos interesses da maioria da comunidade. “Menos de 1% da população do Jordão usa a pista. Mas ficamos com 100% do barulho e da poeira trazida pelos usuários, que vêm de outros bairros, se divertem e vão embora. A poeira e o ruído ficam com a gente”, afirma um morador em mensagem compartilhada com a redação.

Além das críticas, surgem propostas mais alinhadas com a realidade local, como a construção de uma pista de laço, um centro de ecoterapia com cavalos. “Nossa cultura está mais atrelada a isso do que a motocross”. De acordo com um dos diretores da Associação Jordão Motoclube, a entidade continua disposta a conversar com os moradores em busca de uma solução. A pista é pública e mantida pela Associação.

SECRETARIA ANUNCIA OBRAS

Já a Secretaria Municipal de Obras, informou que vai manter o caminhão-pipa nos dias mais secos. Afirmou também que obras de estradas não pavimentadas começam após o Carnaval.

Na semana seguinte do Carnaval iremos iniciar a revitalização das estradas não pavimentadas. Quanto aos recapes e pavimentações novas, precisa verificar direto no planejamento, pois será feito com verbas de convênio.

Ainda conforme a Secretaria, não houve retirada do asfalto.

Tiramos o fresado que é o resíduo de asfalto, geralmente utilizado em pequenos reparos onde não há movimentação de veículos, e lá necessitava de uma revitalização no cascalho, para durar mais, e assim que chover, logo ficará bem boa a estrada.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.