22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Moradores do Jordão se organizam para reativar associação

imagem-128826

Da Redação

Guarapuava – Moradores do Jordão, em Guarapuava, se organizam para a reativação da Associação de Moradores. Uma reunião para debater o tema está agendada para a próxima sexta (10), às 19h, no Salão Social da Igreja São João Batista. A decisão foi tomada em encontro promovido pela empresa Dalba Engenharia, com apoio da RedeSul de Notícias, na noite dessa quinta (02). Cerca de 100 pessoas participaram do evento que expôs o projeto de construção da pequena usina hidrelétrica Vale do Jordão. O projeto foi detalhado pelo empresário Luciano Daleffe, proprietário da empresa.

De acordo com moradores, a maior preocupação com a obra era a possível agressão ao meio ambiente, já que algumas espécies de árvores nativas foram retiradas. A PCH está sendo construída no local onde funcionava a Boese Fábrica de Pasta Mecânica, e terá investimento de R$ 15 milhões. A previsão é de que a usina entre em operação em dezembro deste ano. LEIA AQUI.

Luciano Daleffe tranquilizou os moradores ao garantir que haverá reposição das árvores e que nada vai alterar o meio ambiente do local. Além disso, o empresário se comprometeu a ser parceiro da comunidade em demandas populares de interesse coletivo. O empresário também solicitou um cadastro dos trabalhadores que perderam o emprego com a desativação da fábrica de pasta mecânica e de outros desempregados. A intenção é absorver essa mão de obra ociosa conforme a oferta do Grupo. O pedido foi feito por participantes da reunião.

A ideia de reorganizar os moradores reativando a associação foi proposta por Siqueirinha, morador na Vila Jordão. “Quando o Jordão ainda era distrito, tinha o maior número de moradores do interior e tinha apoio. Depois que virou vila urbana, nós, moradores, estamos desassistidos, sem emprego, com problemas nas linhas de ônibus”, observou. Moradores também reclamam da falta de saneamento básico, do abandono do parque recreativo e da presença de políticos apenas em épocas eleitorais.  “Cadê os políticos que não saíam daqui, pedindo votos durante a campanha?" questionou Siqueirinha. A vereadora Professora Terezinha estava presente na reunião. "Estamos cansados de ser lembrados apenas em campanhas eleitorais. as coisas precisam ser mudadas. Por isso, precisamos retomar e fortalecer a associação, pois já temos o apoio da empresa e da RedeSul. Agora só depende da nossa união", disse o morador.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.