Morre em Brasília o ex-deputado federal Alencar Furtado

Alencar Furtado era cearense, mas morou e elegeu-se deputado pelo Paraná. Chegou a ser candidato ao governo junto com Jaime Lerner

Morre em Brasília o ex-deputado federal Alencar Furtado  (Foto: Reprodução)

Morre em Brasília o ex-deputado José Alencar Furtado, de 95 anos, em decorrência de problemas renais e cardíacos. O velório ocorrerá nesta segunda (11) no Cemitério Campo da Esperança, às 13h30, na capela 10. O sepultamento será às 16h.
De acordo com a trajetória política, o advogado e político, cumpriu três mandatos como deputado federal pelo Paraná. Entretanto, durante a ditadura militar ele teve o mandato cassado.

O parlamentar militou na chamada esquerda democrática, que era uma dissidência da antiga UDN. Essa sigla serviu como embrião para o PSB. Alencar Furtado foi um dos fundadores desse partido quando ainda morava no Ceará. Tempos depois veio para o Paraná e atuou na procuradoria da Prefeitura de Paranavaí.

Em 1964 ele ingressou no então MDB, partido pelo qual elegeu-se deputado em 1070 e 1974. Todavia, em 1977 teve o mandato e os direitos políticos cassados. Porém,  o filho Heitor Alencar Furtado entrou no lugar dele e elegeu-se em 1978.

Quando o ex-presidente João Figueiredo decretou a anistia, Alencar Furtado retorna à cena política. Em 1082 reelegeu-se, mas Heitor foi assassinado durante a campanha e isso o abalou profundamente. Entretanto,  em 1986, ele disputou o governo do Paraná pelo PMDB, compondo com  o pedetista Jaime Lerner, mas Álvaro Dias venceu.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

ENEM 2020

Enem 2020 teve uma abstenção acima de 50%, segundo Inep

CONTRA A PANDEMIA

Pazuello diz que vacinação contra a covid-19 começa hoje (18)

SEGURO

Pagamento de indenizações do Dpvat passa a ser feito pela Caixa

Comentários