Morre Leonel Valginhak, 1º candidato a prefeito do PT em Guarapuava

O corpo de Leonel Valginhak será velado na Capela Mortuária Santa Cruz a partir das 17h desta quinta e sepultamento será às 15h de amanhã (1)

Leonel Valginhak foi o 1º candidato a prefeito do PT em Guarapuava (Foto: PT)

Vítima de câncer morreu nesta quinta feira (31) no Hospital São Vicente de Paulo em Guarapuava, aos 79 anos de idade, o mestre de obras Leonel Valginhak. O operário foi o 1º candidato do PT a prefeito de Guarapuava em 1982, período quando ainda vigorava no país o regime militar.

De acordo com a história política, as eleições de 1982 foram marcadas pela vigência da Lei Falcão que impedia programas de rádio e TV com a voz dos candidatos. Assim, os votos eram vinculados, obrigando o eleitor a votar em candidatos do mesmo partido a vereador, prefeito, deputados estadual e federal, senador e governador. Isso, sob o risco de anulação dos votos, o que favorecia os partidos mais estruturados.

Conforme o Partido, as candidaturas do PT no maior número possível de municípios brasileiros nas eleições de 1982 foi fundamental para a legalização do partido. Valginhak foi um dos fundadores do PT em Guarapuava ao lado do jornalista Luiz Fernando Esteche, do ex-sindicalista Oronil de Oliveira e de líderes estudantis. Entre eles, seu filho Newton Valginhak, o ex-vereador Airson Horst e seu ex-genro Doroteo Menon.

O velório acontecerá a partir das 17 horas na Capela Municipal Santa Cruz. Já o sepultamento está marcado para esta sexta (1) às 15 horas, no Cemitério Municipal Central.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

AJUDA!

Erich Limper está à procura de Kika em Guarapuava

ADEQUAÇÕES

Turvo executa planejamento para melhoria de coleta de resíduos sólidos

ALERTA

Sáude confirma epidemia de Dengue em 24 cidades do Paraná

Comentários